Serão destinados R$ 7 milhões para ampliar a capacidade da ponte de Almenara. A empresa PROGEO, ganhadora da licitação para a reforma total da ponte sobre o rio Jequitinhonha, deverá começar as obras ainda este mês de junho e vai aumentar de 24 toneladas para 45 toneladas a resistência da estrutura.
Tudo começou em janeiro de 2015, quando a passagem de duas carretas bitrem provocou danos estruturais na ponte, que ficou interditada por aproximadamente quatro meses, enquanto o DER através da Empresa Novus Engenharia, fazia a reforma parcial, liberado o elevado com capacidade para veículos com carga de até 24 toneladas.
Esta paralisação afetou a cidade do Vale do Jequitinhonha de uma forma nunca antes vista, com prejuízos em todos os setores, desde o comércio até os transportes. A estrutura foi liberada no dia 30 de abril trazendo alívio para os almenarenses e região.
Além da reforma que ampliará a capacidade da ponte, faz-se necessário a construção de uma passarela para pedestres e ciclistas. Constantemente são registrados acidentes com vitimas fatais sobre a estrutura. 
 Manteremos você informado.