terça-feira, 2 de fevereiro de 2016

MILITARES E CIVIS: Agentes de segurança protestam em BH contra parcelamento de salários

Segundo organizadores, evento reuniu pelo menos oito mil servidores; a partir de sexta (5), delegados do Estado pretendem trabalhar apenas três horas por dia

PUBLICADO EM 02/02/16 - 16h23
O início da tarde desta terça-feira (2) foi marcado pela manifestação de agentes da segurança pública de Minas Gerais pelas ruas de Belo Horizonte. Segundo os organizadores do evento, o encontro reuniu pelo menos oito mil pessoas, entre elas policiais civis, militares e bombeiros, que protestaram contra o parcelamento de salário para servidores que ganham mais de R$ 3 mil. Já a assessoria de imprensa da Polícia Militar afirma que aproximadamente duas mil pessoas estiveram no evento.
De acordo com a assessoria de imprensa do Sindicato dos Delegados de Polícia do Estado de Minas Gerais (Sindepominas), o protesto começou às 13h na praça da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), no bairro Santo Agostinho.
De lá, o grupo deslocou a pé até a praça da Liberdade, onde fica o prédio do Comando da Polícia Militar (Copom). Ainda conforme o Sindepominas, a partir de sexta-feira (5),  os delegados de Minas Gerais vão trabalhar apenas três horas por dia.
Esse protesto será feito por seis dias. Já no dia 12, data da segunda parcela, os delegados passam a trabalhar seis horas. Só depois da última parcela, prevista para ser paga no dia 16 de fevereiro, que os profissionais voltam com o trabalho no horário normal. Representantes da Associação dos Praças Policiais e Bombeiros Militares de Minas Gerais (Aspra) ainda não informaram se pretendem organizar alguma manifestação para os próximos dias, quando acontece o Carnaval.
Por meio de nota, o governo de Minas informou que está aberto ao diálogo com as entidades sindicais. Além disso, relembra que que 75% dos servidores  continuam recebendo o salário, integralmente, no quinto dia útil.
Veja a nota na íntegra:
"O Governo do Estado de Minas Gerais reitera sua posição de ampla transparência e pleno diálogo com as entidades sindicais que representam as diversas categorias dos servidores públicos estaduais.
Quanto à folha de pagamento do funcionalismo, cabe lembrar que 75% dos servidores continuam recebendo o salário, integralmente, no quinto dia útil. O calendário adotado para os demais funcionários e amplamente divulgado no último dia 15/01, em reunião com representantes do funcionalismo, é uma das medidas emergenciais necessárias, diante do cenário de déficit orçamentário até então desconhecido pela população mineira.
Nesse sentido, o governo vem adotando medidas austeras para reduzir os gastos públicos e estimular a arrecadação, a fim de superar as dificuldades financeiras que afetam todos os estados brasileiros e a União.
Por fim, o Governo do Estado reafirma sua postura de estreito e constante diálogo com as entidades que representam os servidores públicos estaduais".

Nenhum comentário: