sexta-feira, 5 de fevereiro de 2016

Delegados de pelo menos 44 unidades policiais de MG param nesta sexta

PARCELAMENTO DE SALÁRIOS

Categoria não concorda com parcelamento para servidores que ganham acima de R$ 3 mil; algums unidades de Belo Horizonte e municípios da região metropolitana foram afetadas

CEFLAN_II.jpg
Ceflan, em BH, é uma das unidades afetadas FOTO : Reproducao / Google Street View
PUBLICADO EM 05/02/16 - 14h19
Delegados de pelo menos 44 cidades mineiras cumpriram a promessa e aderiram à paralisação nesta sexta-feira (5). O protesto é contra o parcelamento de salários para servidores que ganham mais de R$ 3 mil. Em Belo Horizonte, seis unidades foram afetadas.
Por não haver acordo com o governo do Estado, os servidores trabalham três horas por dia, uma vez que, segundo o Sindicato dos Delegados de Polícia do Estado de Minas Gerais (Sindepominas), o valor depositado nesta sexta equivale a três horas de trabalho diário considerando a jornada de oito horas.
“Acreditamos que o número de delegados que aderiram ao protesto é maior. No entanto, tem muito servidor que evita falar com medo de sofrer retaliações”, explicou o presidente do sindicato, Marco Antônio de Paula Assis.
Esse protesto será feito por seis dias. Já no dia 12, data da segunda parcela, os delegados passam a trabalhar seis horas. Só depois da última parcela, prevista para ser paga no dia 16 de fevereiro, que os profissionais voltam com o trabalho no horário normal.
Segundo o sindicato, os delegados trabalham por três horas, mas continuam nas delegacias no restante do horário. Ocorrências urgentes, como apreensão de menores e Lei Maria da Penha, mesmo fora do horário previsto, serão atendidas. Nos outros casos, pode haver demora para registro de ocorrências, o que afeta diretamente a população.
“O governo não fez nenhum contato com a categoria hoje. Está fingindo que nada aconteceu. Vamos ver até quando”, disse Assis.
A reportagem de O TEMPO fez contato com a assessoria de imprensa da Polícia Civil  e com a assessoria do governo e aguarda os posicionamentos.
Veja as cidades afetadas pelo protesto:
Araguari, Barbacena, Betim, BH – Ceflans  - Regional Barreiro  - Regional Centro - Regional Leste  - Regional Noroeste, Bom Despacho, Bom Sucesso, Campo Belo, Capela Nova, Carandai, Caranaíba, Caratinga, Contagem,  Cristiano Otoni, DEAV, Formiga, Frutal, Guanhães,  Ipatinga, Itabira, Itajubá, Januária, João Monlevade,  Juiz de Fora, Lavras, Leopoldina, Muriaé, Nanuque, Nova Serrana,  Ouro Preto, Patrocínio, Ribeirão das Neves, São João Del Rei, São Lourenço, Sete Lagoas, Teófilo Otoni, Ubá, Uberlândia, Varginha e Vespasiano.
Protesto em BH
Na última terça-feira (2), agentes da segurança manifestaram pelas ruas de Belo Horizonte. O ato reuniu policiais civis, militares, agentes penitenciários e bombeiros.
O grupo saiu da praça da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), no bairro Santo Agostinho, e foi a pé até  a praça da Liberdade, onde fica o prédio do Comando da Polícia Militar (Copom).

Nenhum comentário: