quarta-feira, 3 de fevereiro de 2016

Boletos falsos: novo “conto do “vigário”

Boris Feldman
Boris Feldman
boris@hojeemdia.com.br
  

02/02/2016

O brasileiro costuma ser vítima indefesa da bandidagem organizada que volta e meia articula planos cada vez mais sofisticados para tomar algum dos desavisados. Um dos mais recentes é o golpe dos falsos boletos como se fossem emitidos pelo órgão de trânsito.
É o próprio Denatran que está alertando os proprietários de automóveis para prestar bastante atenção ao receber um boleto para quitar dívida com o Detran.
A primeira “modalidade” (já comentada nesta coluna) é a cobrança de uma infração de trânsito. Os bandidos fotografam o automóvel como se fosse um radar que flagra excesso de velocidade. E a partir da placa do automóvel, conseguem no Detran (como, é um mistério...) a ficha do automóvel e do proprietário. Muito motorista só percebe ter sido vitima de um golpe depois de pagar, sem conferir, o boleto.
O distraído se esqueceu de que, antes da cobrança da multa, deveria ter vindo uma notificação para ele se defender junto ao Junta Administrativa de Recursos de Infrações (Jari) e a opção de transferir os pontos no prontuário para o motorista que efetivamente estivesse ao volante e cometido a infração. Além disso, qualquer suspeita de golpe poderia ser verificada acessando o site do Detran: se não consta a infração...
O novo golpe surgiu neste início de ano: aproveitando a época de se pagar o IPVA, os bandidos emitem boletos para o pagamento do imposto. Desta vez, o distraído do dono do carro se esquece de que a Secretaria da Fazenda não emite boleto para pagamento do imposto. O pagamento tem que ser feito – após consulta do valor de acordo com o modelo – diretamente no banco depois de preencher o formulário específico. E a data de vencimento varia de acordo com o último dígito da placa do automóvel.
Qualquer dos dois golpes é receita certa e farta para os bandidos e prejuízo para o dono do automóvel pois, depois que conta é aberta e recebe alguns milhares de reais, ela é fechada e desaparecem todos. Até começar tudo de novo em outra agência bancária...

Nenhum comentário: