quarta-feira, 20 de janeiro de 2016

LEI 100: Comissão para Estabilidade dos Exonerados deve ser criada, diz AEMG

Após manifestação

Associação afirma quer governador Fernando Pimentel se comprometeu em adotar a medida; segundo a categoria, decisão sinaliza a possibilidade de efetivação dos exonerados pela Lei 100

PUBLICADO EM 20/01/16 - 11h01
Uma Comissão de Estudo para analisar a estabilidade dos exonerados pela Lei 100 em Minas Gerais deve ser criada pelo governo do Estado, segundo o presidente da Associação dos Efetivados de Minas Gerais (AEMG), Eduardo Zonatto.
A medida foi anunciada durante manifestação dos trabalhadores exonerados pela Lei 100 que ocorreu nesta quarta-feira (20) na praça da Liberdade, na região Centro-Sul de Belo Horizonte.
Zonatto passou a informação para a categoria do alto de um carro de som instalado na praça. Segundo ele, a medida foi tomada pelo governador Fernando Pimentel durante encontro com ele nesta manhã.
"Acredito que os colaboradores podem conseguir a instabilidade graças a sua mobilização", declarava o presidente da AEMG, em cima do carro de som.
De acordo com a coordenação do movimento, aproximadamente 300 pessoas participaram do ato, que ocupou a via lateral da praça da Liberdade, no sentido Centro. A Polícia Militar estima que 200 manifestantes estavam presentes. A manifestação ocupa duas das três faixas ao lado da praça e não causa grande alteração no trânsito.
A professora Joana Lemos, da diretoria da AEMG, crítica à postura do governador Fernando Pimentel, que estaria atribuindo o problema a gestão anterior. "Quem assume o governo assume tudo, as vantagens e as desvantagens", pontua.
Kivia Mara de Ávila, da comissão organizadora do protesto, explica que a associação foi criada porque os servidores afetados não se sentiam representados pelos sindicatos. "Estamos pedindo para sermos recebidos pelo governador, pois ele só recebeu o sindicato e parece nem saber que existimos", reclama.
Às 11h, horário em que o governador Fernando Pimentel realizava uma reunião com os governadores do Rio de Janeiro, Luiz Fernando  Pezão e Renam Filho, ambos do PMDB, o protesto iniciou uma volta pela praça da Liberdade, até a frente do Palácio da Liberdade. 
Durante todo o trajeto, os servidores exonerados deixaram uma pista livre para a passagem de veículos. Antes de iniciar a caminhada, os trabalhadores comemoraram a informação de que Pimentel recebeu representantes do movimento.
Por volta de 12h, os manifestantes começaram a deixar a frente do Palácio da Liberdade.
Atualizada às 12h04.

Nenhum comentário: