quarta-feira, 18 de novembro de 2015

Polícia Federal apura obra em sítio de Lula

Repasse

Suspeita é que a OAS tenha feito reforma em propriedade como forma de pagamento de propina

12
Pescador. Ex-presidente Lula usaria o sítio reformado pela OAS para levar os amigos para pescar
PUBLICADO EM 18/11/15 - 04h00- O Tempo
São Paulo. A Polícia Federal investiga se a empreiteira OAS beneficiou a família do ex-presidente Lula ao pagar por obras feitas em um sítio no interior de São Paulo que é frequentado pelo petista e seus parentes.
A apuração faz parte de um pedido de perícia contábil para saber se a OAS fez repasses de propinas para políticos, agentes públicos e partidos políticos em operações de lavagem de dinheiro. Com 150 mil m², o sítio fica na cidade de Atibaia (SP) e está registrado em nome dos empresários Jonas Suassuna e Fernando Bittar; ambos sócios de Fábio Luís da Silva, filho do ex-presidente.
Além do requerimento para elaboração de laudo sobre o sítio, a Polícia Federal também encaminhou na última quinta-feira um ofício ao Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Estado de São Paulo pedindo a documentação referente a obras feitas no imóvel, tecnicamente denominada ART (Anotação de Responsabilidade Técnica).
Em abril, a revista “Veja” publicou a informação de que o ex-presidente da OAS Léo Pinheiro, então preso na Lava Jato, realizou uma reforma no sítio de Atibaia a pedido de Lula, seu amigo.
Posteriormente Pinheiro foi solto por decisão do Supremo Tribunal Federal para se defender em liberdade e em seguida foi condenado a 16 anos de prisão pelo juiz federal Sérgio Moro.
Atribuindo as informações a anotações feitas por Pinheiro no Complexo Médico Penal, em Curitiba, a revista afirma que as obras foram realizadas no primeiro semestre de 2011 e incluíram a reforma completa de duas casas, a construção de um pavilhão e de área para churrasqueira, a ampliação de uma piscina e a instalação de um campo de futebol, além da transformação de um antigo lago em tanques de peixe.
A publicação afirmou que os trabalhos teriam sido coordenados pelo arquiteto Igenes Irigaray Neto, que teria sido indicado pelo empresário José Carlos Bumlai, outro amigo de Lula.
A publicação afirmou, na ocasião, que os operários trabalharam em turnos de dia e noite, incluindo finais de semana, para acelerar a conclusão das obras e receberiam seus pagamentos em dinheiro vivo.
Na perícia que envolverá o sítio, a PF também vai analisar contratos da OAS com a Petrobras de 2004 a 2014 e as transações financeiras entre a empreiteira e agentes públicos e partidos políticos nesse período, com base em quebra de sigilo fiscal e bancário. O objetivo é descobrir eventuais operações de lavagem de dinheiro no âmbito da operação Lava Jato.
Publicitário
Consultoria. Nizan Guanaes afirmou ao juiz Sérgio Moro que o ex-ministro José Dirceu prestou consultoria às suas empresas. Guanaes disse que pagou R$ 20 mil mensais entre o 2008 e 2012.

Nenhum comentário: