Por medo do desabastecimento, motoristas correram aos postos para encher os tanques; situação agora tende a se normalizar
Um levantamento da consultoria Datagro mostra que os preços da gasolina e do diesel não subiram nas refinarias desde o início da greve da Petrobras, no dia 29 de outubro. O efeito de alta, portanto, não pode ser diretamente atribuído à paralisação dos funcionários da estatal. A Federação Única dos Petroleiros (FUP) diz que a produção chegou a ser interrompida em quase 60 unidades, além de reportado paradas na Transpetro, nas termelétricas e nas usinas de biodiesel administradas pela estatal. Na sexta-feira, a FUP sugeriu que a paralisação fosse suspensa. Petroleiros de Minas Gerais, Ceará e norte fluminense seguem em greve. Trabalhadores de Paraná e Santa Catarina, por sua vez, tinham assembleia agendada para a tarde desta segunda-feira para decidir se mantinham a paralisação. Em São Paulo e na Bahia, a greve foi interrompida.
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Quem recorreu ao álcool para abastecer o carro também sentiu a alta dos preços. Em alguns lugares, como Bahia e Mato Grosso, o litro do etanol ficou mais de 20 centavos mais caro em menos de uma semana. Isso porque, além de também ter sido afetado pela greve dos caminhoneiros e pela alta demanda nos postos de combustíveis, o preço do álcool subiu nas usinas.
"Desde que a gasolina ficou mais cara, por causa da volta da cobrança da Cide, o consumo etanol aumentou 20%. No exterior, o produto também se valorizou, principalmente pela demanda dos Estados Unidos. Os produtores estão aproveitando este momento para se recuperar do período de depreciação do produto", explica Nastari. Ele também diz que o impacto da importação de combustível (causado pelo dólar caro) será sentido tanto no balanço da Petrobras quanto na bomba de combustível. Ou seja: a gasolina ficará ainda mais cara. Este é um sinal preocupante não só para o consumidor, mas também para a estatal, que registrou um prejuízo de 3,8 bilhões de reais no terceiro trimestre deste ano. Um dos principais motivos apontados para o resultado negativo foi a desvalorização do câmbio, que aumenta a dívida da empresa e encarece a importação.
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