Ocorreu, na tarde desta terça-feira (24) a solenidade de inauguração da ponte metálica sobre o Córrego Rubim do Sul, na BR-367, entre Almenara e Jacinto, no Vale do Jequitinhonha.
As obras iniciaram no último dia 13 e foram divididas em três etapas: 1ª, terraplenagem do local, para preparar o terreno; 2ª, montagem e lançamento da estrutura metálica; e 3ª, colocação do piso e preparação das duas rampas de acesso. A ponte é de estrutura metálica, montada com junção de painéis de aço especial, material oriundo da Inglaterra, é de lance único (sem pilar), apoiada sobre as duas margens e possui 60 metros de comprimento.
Antônio Rodrigues, prefeito do município de Bandeira e presidente da Nova AMBAJ, esteve presente na cerimonia e parabenizou os militares pela agilidade na conclusão da obra. Além dele, estiveram presentes a prefeita de Almenara, Fabiane Ferraz, a chefe de gabinete, Cida Ferraz, o secretário administrativo, José Rodrigues e o analista de infraestrutura do DNIT, Diogo Medeiros.
O Tenente Renato e o Major Otacílio Giovani Lagranha, do 23º Comando do Exército Brasileiro, responsável pela obra, se disseram satisfeitos por trabalhar na região e contribuir para facilitar o acesso entre os municípios, principalmente em casos de urgência, emergência, estudos, passeio. Para honrar o compromisso de missão cumprida, os soldados fizeram 50 flexões em cima da Ponte.
Sua inauguração veio como um alento para os motoristas. A ponte anterior, feita de madeira, foi destruída em um incêndio por populares revoltados com as péssimas condições que a estrutura apresentava.
Desde então, os motoristas que precisavam trafegar pela região utilizavam um desvio construído pela Prefeitura de Jacinto a alguns metros da antiga estrutura. Só que este desvio deixava o trânsito um pouco mais lento e os carros demoravam mais para atravessar de um lado a outro.