domingo, 2 de agosto de 2015

Um agosto imprevisível

por Gerson Camarotti - G1

O mês de agosto é aguardado com apreensão em Brasília. No Palácio do Planalto, as próximas semanas devem servir como termômetro para avaliar a real dimensão da crise política. 


O governo enfrentará vários testes no Congresso Nacional. Enfraquecida politicamente, a presidente Dilma Rousseff pediu apoio dos governadores para barrar matérias que elevam o gasto público, a chamada "pauta-bomba".

Mas até mesmo os articuladores políticos do governo estão pessimistas. Para tentar recuperar parte da base aliada, o Palácio do Planalto avisou aos parlamentares que vai liberar até o fim do ano R$,4,9 bilhões em emendas. 

Mesmo assim, o governo teme que os desdobramentos da Operação Lava Jato possam ampliar a instabilidade política no Congresso Nacional. 

Em março deste ano, a governabilidade da presidente Dilma Rousseff no Congresso Nacional foi abalada de forma definitiva com a divulgação da famosa lista do procurador-geral da República, Rodrigo Janot, com os nomes de dezenas de políticos que passaram a ser investigados, com autorização do Supremo Tribunal Federal, no âmbito da Operação Lava Jato. Entre eles, estão os presidentes da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), e do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL).

A constatação no Planalto é que, em agosto, com a divulgação de outra lista  a de denunciados –, a situação política pode ficar imprevisível.

Nenhum comentário: