domingo, 2 de agosto de 2015

Policiais militares fazem operação padrão neste domingo no RS

02/08/2015 13h58 - Atualizado em 02/08/2015 15h27

Medida começou a ser adotada sábado à noite em Santana do Livramento.

PMs fazem policiamento a pé alegando problemas nas viaturas.

Tatiana Lopes e Elenice VieiraDo G1 RS e da RBS TV
Policiais seguem a pé do 1º Batalhão da Polícia Militar para o Estádio Beira-Rio em Porto Alegre (Foto: Fabio Almeida/RBS TV)Policiais seguem a pé do 1º Batalhão da Polícia Militar para o Estádio Beira-Rio em Porto Alegre (Foto: Fabio Almeida/RBS TV)
Em meio aos protestos de servidores estaduais após o anúncio de parcelamento de salários de julho pelo governo do Rio Grande do Sul, policiais militares deram início a uma manifestação chamada por eles de "operação padrão" neste fim de semana. Os PMs se dirigem aos batalhões para cumprir as escalas, mas trabalham somente com equipamentos e viaturas com documentações em dia.
A assessoria de comunicação da Brigada Militar informou que a medida passou a ser adotada na noite de sábado (1) em Santana do Livramento, na Fronteira Oeste, e se mantém neste domingo (2) em diversas cidades, inclusive Porto Alegre.
G1 fez contato telefônico com os batalhões da Brigada Militar da capital. Dois deles, o 19º e o 20º, informaram que policiais fazem rondas a pé, porque as viaturas estão com documentação vencida ou com problemas mecânicos. Todos garantiram, entretanto, que os PMs foram ao trabalho normalmente.
Apenas veículos com documentação em dia saíram do Batalhão de Operações Especiais para o direção ao Beira-Rio para policiamento no jogo do Inter (Foto: Ivani Schutz/RBS TV)Apenas veículos com documentação em dia saíram do Batalhão de Operações Especiais para o direção ao Beira-Rio para policiamento no jogo do Inter (Foto: Ivani Schutz/RBS TV)
Os policiais que se deslocaram do Batalhão de Operações Especiais ao Estádio Beira-Rio para o jogo entre Inter e Chapecoense pelo Brasileirão, marcado para começar às 16h deste domingo, foram transportados apenas pelos veículos regulares. Das 40 viaturas, apenas cinco puderam sair. Oitenta PMs foram levados em diversas viagens do batalhão ao local da partida.
"Não é uma greve, é uma operação padrão, esse é o termo. O comandante expediu uma nota dizendo que não espera que os policiais paralisem suas atividades, então foi encontrada essa forma de protestar", explicou o major Coimbra.
Em nota oficial emitida na sexta-feira, o Comando-Geral da Brigada Militar afirmou que "confia que não ocorrerá a prática de qualquer ato contrariando a legislação especial vigente, eis que à corporação, por seus policiais e bombeiros militares, é conferido o dever de preservar a ordem pública e trabalhar em prol da sociedade".
A mesma nota também pede para a população manter sua rotina na segunda-feira (3), dia em que diversas categorias do funcionalismo público estadual anunciam paralisação contra o parcelamento de salários. "(O Comando-Geral da BM) Esclarece que compreende as reivindicações de seus integrantes e reforça à população gaúcha que mantenha suas rotinas, uma vez que a Brigada Militar continuará a exercer suas atividades normais, como faz há 178 anos."
Viaturas ficaram estacionadas no pátio do batalhão em Santana do Livramento, e policiais saíram a pé (Foto: Elenice Vieira/RBS TV)Viaturas ficaram estacionadas no pátio do batalhão
em Santana do Livramento, e policiais saíram a pé
(Foto: Elenice Vieira/RBS TV)
Em Santana do Livramento, onde começou a operação padrão, policiais militares do 2º Regimento de Polícia Montada, que começaram a trabalhar às 19h de sábado (1), se recusaram a sair para as ruas e ficaram em frente ao regimento em um protesto pacífico.
De acordo com os policiais e com a Associação dos Sargentos, Subtenentes e Tenentes da Brigada Militar, nenhuma viaturas está em condições de uso. Estão com IPVA atrasado ou extintores vencidos, dizem eles.
As viaturas que estavam nas ruas foram guardadas no pátio do regimento e alguns policiais saíram para realizar o policiamento a pé pela cidade. A mesma cena se repetiu na manhã, deste domingo (2). Apenas três policiais realizavam uma ronda no Centro, a pé.
Até o momento, comandante do 2° Regimento, major Hernandes, não se pronunciou sobre o assunto. Ele está fora da cidade, e disse que irá receber a imprensa na segunda-feira (3) durante a tarde.

Nenhum comentário: