sábado, 1 de agosto de 2015

Manifestações vão marcar o mês de agosto no País


sábado, 1 de agosto de 2015


EM TODO O BRASIL, DIA 16 SERÁ DE PROTESTOS CONTRA A PRESIDENTE DILMA ROUSSEFF. PRESIDENTE NACIONAL DO PT DEFENDE PROTESTOS POR DEMOCRACIA
FOTO: Agência Brasil
MANIFESTAÇÕES CONTRA o governo e a favor devem marcar o mês em várias cidades do País
GOVERNADOR VALADARES -
Com a baixíssima aprovação da presidente Dilma Rousseff (PT), que chega a marcar 7,7%, dado da última pesquisa divulgada pela Confederação Nacional do Transporte (CNT/MDA), realizada entre os dias 12 e 16 de julho, vários grupos que se opõem ao governo Dilma pretendem realizar protestos em todo o País no dia 16 de agosto (domingo). Será a “Mega manifestação: Não vamos pagar a conta do PT”. Na liderança dos protestos há vários grupos, como o Movimento Brasil Livre (MBL), o Vem Pra Rua e o Revoltados Online.
Em Governador Valadares, não será diferente. A manifestação, que se iniciará às 10 horas da manhã, também terá como pauta principal a crise política que o País vive. “Neste terceiro movimento, reivindicamos como ponto principal a questão da punição dos partidos que estão envolvidos na ‘Operação Lava-Jato e, principalmente, seus atores, independentemente da sigla partidária, porque o ‘Vem Pra Rua’ é suprapartidário. Também pediremos o impeachment da Dilma, pois vemos claramente que já existem indícios de que, por trás dessas corrupções, existe uma impunidade clara e um envolvimento dela, e mais, ainda existem as pedaladas fiscais. Nesta semana, vimos que foi um dos piores primeiros semestres, e não podemos conviver com essa irresponsabilidade. No segundo movimento, pedimos o corte dos ministérios, e isso não foi atendido, ou seja, ela cortou a educação, a saúde, e não corta o principal, que são os gastos dentro do próprio governo dela. É uma indignação geral do povo brasileiro que representamos nas ruas”, disse Patrícia Rocha Pinheiro Correia, uma das organizadoras do movimento “Vem Pra Rua GV”.
Patrícia conta que o movimento já está bastante divulgado na Internet e que na próxima semana será propagado pelas ruas da cidade. “Por enquanto, só estamos nas redes sociais e no boca a boca, mas a partir desta semana vamos intensificar, com carro de som que circulará pela cidade, chamando o povo para ir às ruas se manifestar. Acho que o próprio povo já está se organizando por si só, porque esse movimento é uma manifestação popular. Estamos abertos para a mídia com o objetivo de colocar as informações necessárias sobre a mobilização, e esperamos que cada protesto se supere. O primeiro deste ano foi muito bom, o segundo, pela minha percepção das fotografias, foi um pouco maior, mas espero que esses movimentos tragam uma conscientização para as pessoas. Se elas não forem se manifestar, que pelo menos em casa tenham a consciência de seu papel como cidadãs neste momento de crise por que passamos.”
Patrícia ressalta que nenhuma entidade de classe se posicionou para participar do movimento, mas pessoas importantes da sociedade já confirmaram presença. “As entidades não conversaram com a gente, mas sei que existem outras mobilizações, principalmente nas redes sociais. Já consegui localizar um, parece outro grupo que já entrou conosco na última vez, mas não para o dia 16. Porém, temos o apoio de vários atores importantes na população de Valadares.”
Por fim, Patrícia destaca a programação da manifestação em Valadares. “A princípio, será na praça dos Pioneiros, mas se houver desejo da população, vamos conversar e, com um carro de apoio, estaremos circulando no mesmo percurso que fizemos antes, passando na avenida Minas Gerais até a praça Serra Lima.” 
Até o momento, 225 municípios do Brasil deverão ter manifestação do próximo dia 16. Na região Leste de Minas, de acordo com Patrícia, já estão confirmados protestos em Ipatinga, Coronel Fabriciano e Timóteo, no Vale do Aço. Teófilo Otoni, no Vale do Mucuri, ainda não tem confirmação.
Contrapondo-se às manifestações do dia 16, o Partido dos Trabalhadores também pretende levar militantes e correligionários de todo o Brasil às ruas, a partir da segunda quinzena de agosto. A intenção, segundo a secretária nacional de Mobilização do PT, Maristella Matos, é articular mobilizações a favor da democracia, da participação social e contra o discurso de golpe. “As ações envolvem os diretórios municipais, regionais, estaduais e nacional. A ideia central é que os parlamentares, dirigentes partidários e os militantes se unam e façam atividades em suas regiões”, explica Maristella.
O presidente nacional do PT, Rui Falcão, classifica como golpe o pedido de impeachment da presidente Dilma e defende que os filiados do partido se manifestem pela democracia. “Nós precisamos acumular forças para defender a democracia, defender o mandato da presidenta Dilma, impedir qualquer tentativa golpista e fazer avançar no País as reformas estruturais, como a reforma política, com uma Constituinte exclusiva, a democratização dos meios de comunicação e a reforma tributária, que retire o ônus dos impostos dos trabalhadores e da classe média, taxando as grandes fortunas e os grandes patrimônios.”
A partir deste mês, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, ministros do governo Dilma, dirigentes e parlamentares do PT também viajarão pelo Brasil, dialogando com a população e fomentando a participação popular.


Leia mais em: http://www.drd.com.br/news.asp?id=50089800037712210000#ixzz3hac9dv3W

Nenhum comentário: