quarta-feira, 12 de agosto de 2015

Protesto contra Dilma terá vigilância com drones e policiais à paisana em BH Apesar de esperar público inferior a março, PM planeja monitorar até 30 mil pessoas em Belo Horizonte no próximo domingo (16)

Contra Dilma

Estratégia: Protesto terá vigilância rígida

Apesar de esperar público inferior a março, PM planeja monitorar até 30 mil pessoas em BH


Manifestacao pedindo impeachment da presidente Dilma e fora PT
Primeiro. Em 15 de março, praça da Liberdade, para onde público irá de novo, reuniu 24 mil pessoas
PUBLICADO EM 12/08/15 - 03h00
Drones, helicópteros, câmeras do Olho Vivo, além de policiais à paisana, irão compor o efetivo da Polícia Militar (PM), no próximo domingo, em Belo Horizonte, durante protesto contra a presidente Dilma Rousseff. Marcado para as 10h, na praça da Liberdade, na região Centro-Sul, o ato ainda não tem um número estimado de participantes, e há divergências de expectativas entre os organizadores, mas a PM trabalha com o mesmo cenário do evento no dia 15 de março, quando cerca de 24 mil pessoas se reuniram na capital com o mesmo propósito.

Organizadores do movimento Vem pra Rua estimam, segundo a assessoria do grupo, que o público chegue a 40 mil pessoas. Já o Movimento Brasil Livre (MBL) calcula uma participação menor, de aproximadamente 5.000 pessoas em Belo Horizonte, segundo Fernando Holiday, um dos membros do MBL. Em todo o país, a expectativa dos vários grupos é chegar a 1,5 milhão de pessoas nas ruas, no domingo. Em março, o número nacional foi de 900 mil adesões.

Na página do Facebook do MBL, que convoca para o evento na capital mineira, 11 mil pessoas foram convidadas e até nesta terça 2.400 haviam confirmado presença. Recentemente, em evento contra o presidente da Câmara Eduardo Cunha (PMDB-RJ) em BH, que previa atrair cerca demil pessoas, reuniu apenas dez.

Holiday afirmou que dificilmente os movimentos conseguirão reunir o mesmo público de março. “Vamos pedir o impeachment da presidente. Mas como queremos que ela saia o quanto antes, se ela renunciar, melhor”, disse.

Na PM, a estratégia está traçada com a estimativa de grande adesão, apesar de o monitoramento das redes sociais indicar público inferior aos protestos de março. “Nosso planejamento vai ser para um público de 20 mil a 30 mil pessoas, pois precisamos estar preparados. Temos monitorado as redes sociais e é pouco provável que se alcance esse número”, disse nesta terça o major Gilmar Luciano dos Santos, chefe da sala de imprensa da PM.

Além dos policiais nas ruas, a corporação vai monitorar as imagens captadas pelas câmeras do Olho Vivo para acompanhar a praça e fazer o policiamento aéreo, com helicópteros e drones. Homens do Comando de Policiamento Especializado (CPE) e o Comando de Policiamento da Capital (CPC) estão escalados. “Todo o perímetro da praça da Liberdade será monitorado”, informou o major.
Conversa
Atrito.
Policiais estão orientados a negociar verbalmente caso haja algum atrito entre manifestantes. No entanto, se houver “quebra da ordem pública, os infratores serão retirados pontualmente”, informou o major.
Tucanos farão campanha de filiação às vésperas de protesto

Brasília
. O PSDB irá fazer uma campanha de filiação ao partido às vésperas dos protestos contra o governo Dilma Rousseff. O ato tucano, previsto para acontecer na sexta-feira (14) em algumas capitais, será focado principalmente nos jovens e servirá como uma prévia da sigla para a convocação da população às manifestações. “Enquanto nosso principal adversário, o PT, se esconde, nós vamos conversar com a sociedade. É hora de haver um encontro entre a insatisfação generalizada e a política representativa até para que possa haver um desfecho adequado para essa gravíssima crise”, afirmou o presidente nacional do PSDB, senador Aécio Neves (MG).
Na sexta, ele participará pela manhã do evento de filiação em Maceió (AL), que será transmitido por teleconferência para os demais atos espalhados pelo país.

Em reunião nesta terça com os 27 presidentes regionais do PSDB, Aécio pediu empenho no chamamento da população às ruas e cautela para que não partidarizem os protestos.

Criticado por não ter participado de outras manifestações anti-Dilma, Aécio afirmou que ainda não decidiu se participará dos atos de domingo.
Fonte: http://www.otempo.com.br/capa/pol%C3%ADtica/protesto-ter%C3%A1-vigil%C3%A2ncia-r%C3%ADgida-1.1084088

Nenhum comentário: