sexta-feira, 3 de julho de 2015

PT pode expulsar Weliton Prado

DO CONTRA

Deputado mineiro foi o único entre 59 correligionários a votar pela redução da maioridade penal

B-GVSSA
Infiel. Weliton Prado, 39, vem votando contra o governo desde o início do segundo mandato de Dilma
O deputado federal Weliton Prado (PT) corre o risco de ser expulso da legenda. Ele foi o único dos 59 petistas em plenário na madrugada desta quinta a votar pela redução da maioridade penal. Prado manteve o voto “sim”, mesmo contra a orientação da bancada. Por conta de seu posicionamento, o presidente nacional do partido, Rui Falcão, em seu perfil no Twitter, disse que ele teria que se explicar. “Estão questionando sobre o deputado Weliton Prado (MG). O caso dele será avaliado pela Comissão de Ética do nosso partido”, postou Falcão, no início da tarde desta quinta, sem detalhar o processo.

A juventude petista engrossou o tom das críticas e exige a expulsão de Prado dos quadros da sigla. Em nota, as secretarias Nacional e Estadual de Juventude do PT pediram “imediata instalação de Comissão de Ética para expulsão do referido deputado dos quadros do Partido dos Trabalhadores.”
A posição divergente de Prado em relação ao PT não é novidade. Desde que a presidente Dilma Rousseff assumiu o segundo mandato, em praticamente metade da vezes ele votou contra a legenda. Foram 62 votos a favor dos projetos de interesse do governo, e 54 contra, incluindo votações importantes como a dos projetos do ajuste fiscal, o que causou ira dos parlamentares petistas.
O líder do PT na Câmara, Sibá Machado (AC), cortou relações com o mineiro. “Não vou procurá-lo. Me recuso a falar com ele, mas vou enviar minhas considerações ao presidente Rui Falcão de que a atitude do companheiro deixa a bancada numa posição desconfortável”, afirmou.
A reportagem entrou em contato e deixou recado no gabinete de Weliton Prado e foi informada de que ele estava em uma reunião e que poderia atender no fim da tarde, mas o deputado não retornou as ligações.
Divididos. Outras bancadas de Minas também “racharam” na votação desta quinta. No PSDB, dos sete parlamentares, apenas Eduardo Barbosa votou “não”. No PSB, Tenente Lúcio votou contra a redução; Stéfano Aguiar, a favor, e Julio Delgado se absteve. Já no PDT, Mário Heringer foi contra, e Subtenente Gonzaga, favorável, embora 24 horas antes tivesse votado “não”.
Mandato
Sem cargo. Caso seja expulso do PT, Weliton Prado corre o risco de perder seu mandato. Desde 2011, o Supremo Tribunal Federal tem o entendimento de que o mandato é do partido, não do deputado.

Nenhum comentário: