quarta-feira, 1 de julho de 2015

O Vale do Jequitinhonha, de desafios e conquistas


01/07/2015 - HD

Zé Silva

Conheci o Vale do Jequitinhonha na década de 90, como profissional extensionista da Emater. Desde então, realizamos e participamos de intensos trabalhos para a região, que nos trouxeram satisfação, amizades e constantes parcerias e compromissos com a população e suas lideranças. Muitos desses compromissos são hoje conquistas que alcançamos para o desenvolvimento rural sustentável e a qualidade de vida no Jequitinhonha. Levamos a suas comunidades sistemas comunitários de abastecimento de água que beneficiam milhares de famílias rurais. Com esse direito garantido, essas famílias puderam receber projetos de segurança alimentar, com programas de hortas e pomares, lavouras comunitárias e criação de pequenas animais, entre outros.

Em diversas comunidades implantamos unidades de agroindústrias comunitárias, e levamos para os agricultores tanques de granelização de leite e tecnologias que fortaleceram a pecuária familiar. Implantamos ainda o Centro de Agricultura Familiar, em Ponto dos Volantes, para planejar e desenvolver as potencialidades do setor agrícola, como o Projeto do Queijo Cabacinha, tradição cultural da região. São projetos que criamos na Emater, com o Programa Minas Sem Fome, e acolhido pelo governo do Estado como um de seus projetos estruturadores.

No trabalho parlamentar, destinamos para o Vale, em quatro anos, mais de R$ 5 milhões em recursos de nossa emenda para o desenvolvimento rural, saúde, educação e infraestrutura urbana. Na educação, conquistamos junto ao governo do Estado recursos de R$ 1 milhão para a continuidade da Escola Família Agrícola Bom Tempo, de Itaobim, um patrimônio das famílias rurais da região.

E estamos lutando, com proposição de projetos de lei e organização de ações parlamentares, para que o setor de rochas ornamentais, uma riqueza do Vale, tenha da União os necessários apoios e ajustes para realizar suas potencialidades na economia e na geração de empregos.

Também acolhemos demandas históricas do Jequitinhonha, que traduzimos em projetos de lei como o PL 1.479/2011, propondo sua inclusão como área de atuação da Codevasf. Com isso, o Jequitinhonha terá um aliado da mais alta eficiência em sua luta para superar os desafios característicos de seu clima e sua geografia.

Outras lutas históricas do povo do Vale que colocamos em nossas diretrizes de trabalho parlamentar são a conclusão das obras da BR-367, a inclusão dos seus municípios na área da Sudene, a extensão da Universidade Federal do Jequitinhonha com campi em Almenara, Capelinha e Araçuaí, e a revitalização do rio Jequitinhonha.

Mas o Vale necessita, sobretudo, que o Estado continue com as intervenções estruturadoras, atacando na raiz os desafios seculares da região. Porque nesse sentido, é preciso ressaltar, só recentemente esses desafios foram alvo de ações estruturadoras e coordenadas de governo, a partir das políticas públicas focadas, construídas e implementadas em parcerias com municípios e organizações sociais.

Podemos citar a construção da Usina de Irapé, a interligação das cidades por estradas asfaltadas, a universalização da telefonia, as infraestruturas para os sistemas de saúde e de educação básica, ou seja, a implantação das bases efetivas para o desenvolvimento sustentável de uma região secularmente marginalizada de direitos sociais e de condições estruturantes para sua economia.

Nenhum comentário: