domingo, 3 de maio de 2015

Tesla lança bateria residencial para armazenar energia solar

Sistema inspirado em carros elétricos custará a partir de US$ 3 mil

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A "Powerwall" da Tesla, apresentada pelo diretor-executivo da empresa na Califórnia - Ringo H.W. Chiu/AP
LOS ANGELES - Pioneira na produção de carros elétricos, a fabricante americana Tesla entrou num novo mercado com o lançamento da Powerwall, uma bateria com capacidade de armazenar e administrar energia solar em residências, empresas e até em companhias de fornecimento de energia. Os kits de baterias de íon-lítio recarregáveis podem ser colocados em garagens e serão vendidos a partir de US$ 3 mil, na opção de 7kWh.
 
 
A capacidade de armazenamento resolve uma das principais dificuldades para a expansão do uso da energia solar no mundo: como fazer quando não está sol. As baterias serão conectadas à internet, e será possível colocar até nove baterias juntas, o que permitirá o armazenamento de uma quantidade maior de energia, além de poderem ser administradas remotamente pela Tesla. A Powerwall tem 15 centímetros de espessura, 1,2 metro de altura e 91 centímetros de largura.
GE E SIEMENS TÊM OUTROS PROJETOS
A montadora anunciou a criação da Tesla Energia, que ficará responsável pelos projetos de inovação em energia. O novo produto, que foi inspirado nas baterias usadas nos veículos da Tesla, começará a ser produzido ainda este ano.
— Nosso objetivo é fundamentalmente mudar a maneira como o mundo usa a energia em escala. O objetivo é concluir a transformação da infraestrutura de energia do mundo — afirmou o diretor executivo da empresa, Elon Musk.
A Tesla firmou parceria com a empresa SolarCity Corp para a instalar os kits, mas a função pode ser compartilhada com outras companhias, já que a Tesla deve fechar outros acordos. A expectativa da Tesla é que as baterias se tornem um negócio rentável já a partir do próximo ano, principalmente com a inauguração de uma nova fábrica, em Nevada, nos EUA.
Os equipamentos da Tesla foram desenvolvidos para o uso em diferentes escalas. Para residências, é possível reduzir o uso da energia convencional, seja no caso de uma falha no sistema ou quando a tarifa está cara demais. Para companhias de fornecimento de energia, é possível compensar flutuações no caso de fontes instáveis como solar e eólica. Para as empresas, ajuda a diminuir a demanda da rede elétrica e, assim, o custo da energia.
MERCADO DE US$ 19 BILHÕES
Segundo estimativa da empresa de consultoria IHS Cera, a indústria de armazenagem de energia valia US$ 200 milhões em 2012, mas deve chegar a US$ 19 bilhões até 2017. A estratégia da Tesla ocorre num momento em que outras empresas seguem na mesma direção. A Coda Energy é uma das principais companhias do setor, que também tem startups com apoio de gigantes como Total, GE e Siemens.
A Sungevity, líder na instalação de painéis solares, anunciou parceria com a Sonnenbatterie, fornecedor de armazenamento de energia na Europa, para oferecer esses sistemas. A NRG, uma das líderes dos produtores independentes de energia nos Estados Unidos, também está desenvolvendo produtos de armazenamento.
— A Tesla não é a única fazendo isso, mas pode atingir um público mais amplo que a maioria das empresas. Quando a nova fábrica estiver funcionando, será capaz de produzir em uma escala que ninguém conseguirá equiparar. Então, devem ter uma vantagem de custo — disse o vice-presidente da consultoria GTM Research, Shayle Kann.


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