domingo, 24 de maio de 2015

Submarinos russos trazem de volta a tensão da Guerra Fria

ALERTA

 

Transportes moscovitas foram avistados também na Suécia, Finlândia, Noruega e países Bálticos

PUBLICADO EM 24/05/15 - 03h00
Ardglass, Irlanda do Norte. Depois de um dia pescando no mar da Irlanda, Paul Murphy voltava para casa quando sua embarcação, Karen, de repente estremeceu e parou. Um grande estrondo deu lugar ao som dos cabos enrijecendo. Mas quando Karen começou a se mover novamente, o barco estava sendo arrastado para trás rapidamente e na diagonal.

Diversos casos. Nos últimos meses, o Reino Unido mandou várias vezes seus caças escoltarem bombardeiros russos que voavam perto de seu espaço aéreo. Em fevereiro, o primeiro ministro David Cameron afirmou que suspeitava “que os russos estavam tentando passar algum tipo de recado”.
Declarações
Sobre o incidente com o barco Karen, a Instituição de Investigações de Acidentes da Marinha Britânica declarou que “a decisão sobre se o caso será investigado ou não será tomada no momento apropriado”. 

Dave Benham, chefe de assuntos públicos do Comando Marítimo da Otan, diz que não havia submarino em seu alcance na área. A aliança não comenta sobre posicionamentos feitos por seus Estados membros quando sob próprio comando.

Nenhum comentário: