Carlos Henrique/Hoje em Dia
Segunda via de certidões pela internet está disponível desde fevereiro
Fluxo de pessoas segue intenso nos cartórios para emissão de novas vias de certidões

As horas de espera em cartórios de registro civil podem ser substituídas por poucos minutos em frente ao computador. Muita gente ainda não sabe, mas já é possível solicitar a segunda via de certidões emitidas em todo o Estado pela internet. No serviço, disponível há dois meses, 4.799 pessoas foram cadastradas.
Sem conhecimento da novidade, o fluxo de pedidos nos cartórios continua intenso. No de Registro Civil do 3º Subdistrito de BH, na rua São Paulo, além das filas para pedir o documento, é preciso esperar cerca de uma hora para pegar a certidão.
A terapeuta Aparecida Amaral, de 50 anos, foi pela segunda vez ao local para tirar uma outra via da certidão de nascimento. “Da outra vez, não pude esperar porque tinha um compromisso”, contou. Se soubesse da alternativa digital, ela teria optado pelo serviço. “Com certeza teria feito pelo site, mas eles não informaram essa opção. Aqui estou pagando estacionamento e ainda tem que esperar”, reclamou.
A operadora de turismo Gabriela Braga, de 33 anos, também não foi informada sobre a possibilidade. “Se conhecesse, teria pedido pelo site”, afirmou Gabriela, que solicitou a segunda via da certidão de nascimento da mãe.
Funcionamento
Por meio do registrocivilminas.org.br, o cidadão solicita a segunda via de certidões de nascimento, casamento e óbito. A novidade por enquanto só vale para registros a partir de 1985, mas, até o fim do ano, será expandida para documentos desde 1970.
Todos os 1.436 cartórios nos 853 municípios mineiros estão cadastrados no sistema. “Significa mais agilidade nos pedidos, principalmente para as pessoas que não moram em BH. Quem está em Poços de Caldas e precisa de uma certidão de Manga, por exemplo, pode solicitar por meio do site”, explica o presidente do Sindicato de Registro Civil das Pessoas Naturais de Minas Gerais (Recivil), Paulo Risso.
Para quem precisa do serviço, o procedimento é bem simples. Após se cadastrar no site, é preciso pesquisar a certidão, informando a cidade, o ano e o nome. Com a localização do documento, o usuário solicita a via com apenas um clique. O processo é acompanhado por meio do link “pedidos de certidão”.
Além da comodidade para solicitar as certidões, o usuário ainda pode receber o pedido em casa ou retirar no cartório. O custo é de R$ 36,01, variando de acordo com o frete e quando há averbação (alguma observação que altere a certidão, como divórcios). O pagamento é feito por boleto ou transferência bancária.
Localidades
Em seis meses, haverá expansão da rede com a integração de outros estados que já utilizam o sistema on-line. Assim, em Minas Gerais, será possível solicitar segunda via de certidões emitidas em São Paulo, Espírito Santo, Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul. Documentos emitidos entre 1950 e 1960 serão incluídos a partir do ano que vem.
O sistema é uma parceria entre a Corregedoria-Geral de Justiça de Minas Gerais e o Recivil, a partir da criação da Central de Informações de Registro Civil do Estado.
Até o fim do ano, poderão ser solicitadas certidões de ausência, de interdição e de emancipação e transcrições de documentos emitidos no exterior