quinta-feira, 14 de maio de 2015

Polícia Federal define punição para agente que usou retrato de Dilma como alvo para treinar tiro Danilo Mascarenhas terá quatro dias de suspensão; policial havia exibido imagem da caricatura com tiros no Facebook

PF define punição para agente que usou retrato de Dilma como alvo para treinar tiro

Danilo Mascarenhas terá quatro dias de suspensão; policial havia exibido imagem da caricatura com tiros no Facebook

POR 

Danilo Mascarenhas Balas postou imagem da caricatura da presidente cravejada de balas - Reprodução Facebook
BRASÍLIA - A Polícia Federal definiu a punição para o agente que usou uma caricatura da presidente Dilma Rousseff como alvo para treinar tiro: quatro dias de suspensão. O castigo para Danilo Mascarenhas Balas foi aplicado depois de o agente ter sido liberado da punição na semana passada. Ele havia exibido a imagem da caricatura da presidente cravejada de balas no Facebook.
Na semana passada, um documento interno da PF dizia que o processo administrativo disciplinar contra o agente estava prescrito e ele não seria punido. A publicação da foto, entretanto, foi feita no ano passado. E o prazo para o castigo é de dois anos. Após ser questionada pelo GLOBO, a PF informou que houve um erro e prometeu que corrigiria o equívoco e haveria punição.
Publicado na segunda-feira, o boletim que tinha de corrigir o erro da Superintendência da PF em São Paulo não citava o nome de Danilo. Rapidamente, no dia seguinte, um novo documento foi publicado, enfim, com a pena de quatro dias de suspensão.
“Aplica a pena disciplinar de quatro dias de suspensão ao servidor Danilo Mascarenhas Balas, (...) em razão de restar comprovado que publicou em sua página pessoal de rede social fotografia na qual aparece vestindo camiseta com o símbolo da Polícia Federal ao lado de alvo de treinamento de tiros com a caricatura da Presidente da República, fato que gerou exposição negativa do nome da Polícia Federal”, diz o texto revisado e assinados pelo superintendente da Polícia Federal em SP, Roberto Troncon, e pelo diretor-geral da PF, Leandro Daiello Coimbra.
A legislação diz que o agente que promova um escândalo ou que concorra para comprometer a função de policial comente uma transgressão disciplinar. Nos bastidores, houve pressão para que o agente fosse punido para que não parecesse uma afronta da PF ao Palácio do Planalto. A provocação de Danilo teria sido considerada séria demais, segundo fontes.
No dia 25 de abril de 2014, Balas polemizou no Facebook por publicar a foto e, principalmente, pela legenda escolhida: "assim fica fácil treinar. rs". A imagem foi divulgada no grupo "Polícia Federal do Brasil", que não é a página oficial da corporação. Essa imagem foi apagada assim que começou a repercutir nas redes sociais.
O GLOBO tentou contato com Danilo Balas, por meio do seu perfil na rede social, mas ele não respondeu o pedido de entrevista.


Leia mais sobre esse assunto em http://oglobo.globo.com/brasil/pf-define-punicao-para-agente-que-usou-retrato-de-dilma-como-alvo-para-treinar-tiro-16154412#ixzz3a7xUbaZL 
© 1996 - 2015. Todos direitos reservados a Infoglobo Comunicação e Participações S.A. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização. 

Nenhum comentário: