terça-feira, 5 de maio de 2015

Não aparecer é tiro pela culatra! Para especialistas, “esconde-esconde” passa ideia de covardia à população

ESTRATÉGIA



B-G
Internet. Em vez do tradicional pronunciamento na TV, Dilma preferiu as redes sociais no Dia do Trabalho
PUBLICADO EM 05/05/15 - 03h00 - O Tempo
Evitar a exposição é uma alternativa usada por políticos para fugirem de ambientes hostis, mas, na avaliação de especialistas, o tiro pode sair pela culatra. Buscando driblar os protestos, a presidente Dilma Rousseff (PT) cancelou o pronunciamento em cadeia de rádio e TV no dia 1º de Maio, Dia do Trabalho. O governador de Minas, Fernando Pimentel (PT), por sua vez, cancelou a participação na Expozebu – maior feira pecuária do país –, em Uberaba.

“Faz parte do político deixar claro os problemas. Se ele não gosta de vaias e de panelaço, ele não pode ser político”, avalia Paulo Victor Melo, professor substituto da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e integrante do grupo de pesquisa sobre marketing político e comportamento eleitoral.

A avaliação é compartilhada pelo consultor em marketing político Marco Iten. Para ele, com o surgimento das redes sociais, “se esconder” da opinião pública perdeu o sentido. “Há uns dez anos, esse desaparecimento tinha uma sentido lógico e estratégico. Hoje, se configura como covardia do político. Tem um efeito mais negativo do que tinha antes”, explica.

A solução, de acordo com o consultor, seria enfrentar os problemas. “Qualquer político precisa dar satisfação ao povo e não se ausentar, porque ele está aí para trabalhar pelo bem comum. É um erro estratégico, além da falta de agenda positiva”, analisa, acrescentando que a estratégia deve passar por aparições em eventos de apelo popular, como inauguração de obras.

A decisão de Dilma de não se pronunciar pela televisão no Dia do Trabalho foi tomada após dois panelaços promovidos em vários Estados brasileiros enquanto ela aparecia na TV: nos dias 8 e 16 de março. Foi a primeira vez em que a presidente não foi à TV no dia 1º de Maio. Ela preferiu usar as redes sociais para o pronunciamento.

Na avaliação do professor Paulo Victor Melo, o discurso nos vídeos foi acertado e poderia ter alcançado efeito positivo se fosse veiculado em cadeia nacional de rádio e TV.

Minas. Já o governador Fernando Pimentel tem sido alvo de críticas e protestos contra a homenagem concedida ao líder do MST, João Pedro Stédile, com a Medalha da Inconfidência, em 21 de abril, em Ouro Preto.

Nenhum comentário: