domingo, 10 de maio de 2015

Mulheres modernas resgatam dotes passados por suas mães

COMPORTAMENTO

Volta aos hábitos antigos é uma busca por si mesma e uma forma de se conhecer melhor


PUBLICADO EM 10/05/15 - 03h00
Não faz muitos anos, as moças começavam a preparar seu enxoval antes mesmo de saber quando e com quem iriam se casar. Bordado, tricô, crochê e costura eram habilidades muito admiradas em uma mulher. Cozinhar, então, era quase obrigatório. O mundo mudou, o tempo “encurtou”, e esses dons caíram no esquecimento. Mas não de todo mundo.

Conciliando trabalho, independência e prazer, muitas mulheres estão resgatando atividades do tempo de suas mães e avós.
Veja vídeo
No Facebook, a página Minha Mãe Fazia divulga receitas de família tanto da dona da página, a jornalista Ana Holanda, como das mais de 7.000 fãs. Junto com as receitas, vêm as memórias afetivas, os costumes e as tradições que rodeiam aquela comida. “Adoro frango assado. Sempre gostei. Por muitos anos, minha mãe serviu frango assado aos domingos. Era entrar na cozinha e sentir o aroma. Daí, eu tinha a certeza: era domingo”, conta Ana.
Alicerce
O que essas mulheres não sabem é que o significado desse resgate vai muito além do que elas sentem ao se deliciarem com seus dotes.
“O passado tem a ver com o alicerce tão fundamental que nos diz quem nós somos. Esse resgate é uma volta às raízes, uma busca por si. É um dar-se conta de que você só se acha se investiga sua identidade a partir do que encontra em seu passado”, analisa a mestre em psicologia social Camila Lisboa. A prática de uma atividade manual é, também, uma fonte de relaxamento e de diversão.
Nessas páginas, trazemos histórias de mulheres que, como suas mães ou suas avós, escolheram dedicar tempo para atividades que caíram em desuso – mas, nem por isso, perderam seu valor. Ao contrário, continuam tão preciosas como sempre foram.

Nenhum comentário: