quarta-feira, 20 de maio de 2015

MPF cobra de Lula informações sobre viagens pagas pela Odebrecht

TEMPO

O Ministério Público Federal também pediu à empreiteira cópia dos contratos firmados com o ex-presidente

FILIPE COUTINHO - Época
19/05/2015 - 18h43 - Atualizado 19/05/2015 20h01
Luiz Inácio Lula da Silva (Foto: Carla Carniel/Frame/Folhapress)










O Ministério Público Federal do Distrito Federal pediu nesta terça-feira (19) que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva explique quanto recebeu da empreiteiraOdebrecht para fazer viagens ao exterior e qual foi a justificativa para os pagamentos.
Como ÉPOCA revelou, Lula é investigado sob a suspeita de tráfico de influência em favor da Odebrecht, em obras fora do país viabilizadas com financiamentos do BNDES. No mesmo despacho que pede informações a Lula, a procuradoria prorroga o prazo em 30 dias a investigação, para analisar as documentações.
A procuradoria deu prazo de 15 dias para que Lula se explique. O Ministério Público Federal pediu a agenda oficial de Lula em países da América Latina e da África entre os anos de 2011 e 2014, com a explicação de quem pagou a viagem e as palestras do ex-presidente. A Polícia Federal, a pedido da procuradoria, deverá fazer um levantamento de todas as saídas e entradas do país de Lula e de Alexandrino Alencar, da Odebrecht, incluindo voos em jatinhos particulares.
Um dos alvos de pedidos é a própria Odebrecht. O MPF pediu a cópia doscontratos firmados com Lula, “esclarecendo a pertinência do investimento com os objetivos e política da empresa”. A empreiteira deverá ainda fornecer a lista de obras fora do país bancadas com financiamento do BNDES.
O BNDES, por sua vez, deverá responder informações sobre os contratos com a 
Odebrecht – um dos alvos da CPI do Senado que pretende investigar o banco. A procuradoria quer saber os valores do contrato, a taxa de juros e as garantias oferecida pela Odebrecht.
Odebrecht, Lula e BNDES negam quaisquer irregularidades no caso.

Nenhum comentário: