quarta-feira, 6 de maio de 2015

Destroços de nave espacial "descontrolada" devem cair na Terra dia 8

Local da queda ainda é incerto. Fabricante diz que fragmentos devem se desintegrar ao atingir a atmosfera

REDAÇÃO ÉPOCA
06/05/2015 - 13h49 - Atualizado 06/05/2015 13h49

A nave russa Progress M-27M durante o lançamento na terça-feira (28) da base de Baikonur, no Cazaquistão  (Foto: Foto: ROSCOSMOS/EFE)
A nave de carga russa Progress M-27Mque está descontrolada há uma semana apór sair de órbita ao tentar atingir a Estação Espacial Internacional, deve cair na Terra na sexta-feira (8), de acordo com informações do G1Apenas destroços devem atingir a superfície terrestre e o local da queda ainda é incerto. Segundo uma fonte da RIA Novosti para a Agência EFE, “até 24 horas antes, o lugar da queda do cargueiro fora de controle só poderá ser determinado com uma grande margem de erro”.
>> Rússia perde controle e nave espacial pode cair na Terra

A corporação espacial Energuia, fabricante das naves de carga, previu desde o começo que a Progress cairia na Terra entre os dias 5 e 7 de maio, mas afirmou que ela não representaria risco, já que a maioria de suas partes será queimada ao entrar em contato com a atmosfera. "Todos os fragmentos que podem representar uma ameaça não chegarão à Terra, já que se desintegrarão nas camadas densas da atmosfera", informou uma fonte à Agência EFE.

Segundo os prognósticos do Comando Americano de Defesa Aeroespacial (Norad, na sigla em inglês), a nave russa cairá em nosso planeta no oceano Pacífico, perto do litoral americano, por volta das 13h30 GMT de sexta-feira (10h30 de Brasília), de acordo com o G1.
AF

Nenhum comentário: