luiz costa/Hoje em Dia
ocorrência via celular
Registros são feitos em poucos minutos e, após passarem por triagem, são validados

Mais de 140 mil crimes, de cinco diferentes tipos, foram registrados na Delegacia Virtual da Polícia Civil em um ano. O número corresponde a 12% do total de ocorrências recebidas, dentro das modalidades atendidas, pelas polícias Civil e Militar no período, desde 30 de abril de 2014. Além disso, o sistema online também superou os atendimentos presenciais nas delegacias e demais unidades da PC.
 
O objetivo da Delegacia Virtual é proporcionar mais celeridade no atendimento das delegacias físicas de todo o Estado. Cinco tipos de ocorrência são possíveis de se registrar pelo sistema, sendo eles os acidentes de trânsito sem vítima, perda ou extravios de documentos, extravio de objetos pessoais, comunicação de pessoa desaparecida e crimes de danos simples
 
No total, foram 141.581 ocorrências, superando as 138.507 ocorrências em delegacias físicas no mesmo período.
 
Para a superintendente adjunta de Informações e Inteligência Policial, Yukari Miyata, uma das responsáveis pelo sistema, a data é importante porque permite fazer uma avaliação dos benefícios atingidos com a implantação da Delegacia Virtual em Minas. 
 
Como funciona
 
Com acesso por meio do endereço www.delegaciavirtual.sids.mg.gov.br, a Delegacia Virtual tem links de atalho também nos sites do Detran (www.detran.mg.gov.br) e da Polícia Civil de Minas Gerais (www.policiacivil.mg.gov.br). O registro de ocorrências é feito por meio do preenchimento de formulários que são apresentados, gradativamente, na tela. Após o envio dos dados ao sistema, a ocorrência passa por uma triagem. Em até quinze minutos, é emitida uma mensagem, informando o número do Registro de Evento de Defesa Social (REDS), bem como a forma de acessá-lo no site do Sistema Integrado de Defesa Social (SIDS), para imprimi-lo. O documento pode ser usado para fins de acionamento da seguradora, comprovação de extravio de documentos e outros fins.
 
Uma equipe de 16 policiais/ analistas trabalha em esquema de plantão, na sede da Superintendência de Informações e Inteligência Policial (SIIP), atuando 24 horas na triagem dos registros recebidos e também para tirar dúvidas dos usuários.
 
Reforço na segurança
 
Além dos benefícios que a Delegacia Virtual proporciona aos cidadãos, ela permite ainda que as policiais Civil e Militar economizem em insumos, energia e materiais utilizados para a confecção de registros presenciais. Combate também a subnotificação de ocorrências de crimes e ainda libera policiais militares para policiamento ostensivo e civis para produção de inquéritos, investigação e atendimento de registros de maior urgência.
 
Aplicativo para celulares
 
Desde o dia 20 de janeiro de 2015 foi disponibilizada a versão da Delegacia Virtual para dispositivos móveis que utilizam a plataforma android e iOS. Desde então, usuários de smartphones, tablets, e iphones podem realizar solicitações de registros através do aplicativo da Delegacia Virtual, nos casos de acidentes de trânsito sem vítimas e de perda e extravio de documentos e objetos pessoais.
 
Tal recurso permite também que o usuário obtenha informações de localização por meio do Sistema de Posicionamento Global (GPS) e que possa acionar a câmera de seu aparelho para anexar imagens e filmes em uma ocorrência. Os outros serviços da Delegacia Virtual serão inseridos gradativamente no aplicativo. 
 
(* Com PCMG)