quinta-feira, 14 de maio de 2015

DEFESA SOCIAL: Secretaria nega crise interna


Pasta ressalta competência de Bernardo Santana; ele é ‘hábil para enfrentar desafios’, diz nota


CERESPSPS
Tensão. Especialistas alertam para importância da gestão de presos em época de superlotação do sistema
PUBLICADO EM 14/05/15 - 03h00
A Secretaria de Estado de Defesa Social (Seds) de Minas Gerais informou nesta quarta, por meio de nota, que o secretário adjunto Rodrigo Melo Teixeira e os subsecretários da pasta têm trabalhado “com afinco”, sob a liderança do secretário Bernardo Santana, para “resolver os graves problemas na área de segurança pública de Minas Gerais, herdados dos governos anteriores”. A nota comenta reportagem publicada nesta quarta por O TEMPO, sobre grupo de servidores que pressiona pela saída de Santana, sob a alegação de que o perfil político dele não se encaixa em uma pasta estratégica e que as nomeações feitas por Santana privilegiariam, em detrimento de conhecimento técnico, conchavos políticos.

No texto, a assessoria de imprensa da pasta rechaça qualquer dúvida sobre a competência e a dedicação do secretário e informa que a carreira política de Santana, que é ex-deputado, contribuiu para a “habilidade que (ele) tem demonstrado no enfrentamento dos grandes desafios da Seds, sem arredar pé dos princípios técnicos que devem nortear a gestão pública”.
As mudanças em postos técnicos, de direção e de assessoramento são, de acordo com o comunicado, comuns tanto no setor público quanto na iniciativa privada, de acordo com a nota e “servem à necessidade de se ter pessoas competentes atuando de maneira afinada”, segundo o texto.
A assessoria alega que, apesar das alterações, vários técnicos e ocupantes de cargos de direção e assessoramento foram mantidos. Novas alterações só serão feitas “à medida que exigir o bom andamento da gestão da política e segurança política de segurança pública”.
Saiba mais
AusênciaEsperado pelos deputados da Comissão de Segurança Pública da Assembleia em audiência pública sobre o sistema prisional nesta quarta, o secretário de Estado de Defesa Social, Bernardo Santana, não compareceu. Os parlamentares queriam ouvir o governo sobre a crise do sistema. Ele enviou ofício informando que estava em encontro de secretários de segurança pública do país, em Brasília. 

Raio X. Em média, 5.000 presos entram no sistema por ano. Em dez anos, a população carcerária aumentou 620%. Em março, o total de presos no Estado era de 59.736 – há 34.758 vagas.
Publicações
Fontes
. A Seds informou que as mudanças de cargos foram publicadas no “Minas Gerais”, como prevê a lei. As principais modificações também estão no “Quem é Quem”, no site da pasta.

Nenhum comentário: