quarta-feira, 13 de maio de 2015

DEFESA SOCIAL-MG: Funcionários ameaçam debandada em secretaria


Servidores exigem a saída do titular da pasta, o ex-deputado Bernardo Santana

PUBLICADO EM 13/05/15 - 03h00
Nomeações de novos servidores estariam deixando funcionários da Secretaria de Estado de Defesa Social (Seds) insatisfeitos. Uma fonte ligada à pasta afirmou que a situação estaria tão ruim que diretores de unidades prisionais, superintendentes, assessores e até um subsecretário da pasta estariam cogitando pedir dispensa de seus cargos nesta semana com o intuito de pressionar pela saída do titula da secretaria, Bernardo Santana. “Estão colocando pessoas inexperientes, que não são da área, em cargos essenciais para a administração (da Seds). Isso, além de perigoso, criou um clima de apreensão e de revolta”, desabafou um servidor.

A possibilidade da debandada na secretaria, em sua maioria de técnicos, funcionários de carreira, surge em um momento já preocupante na segurança pública no Estado, quando é maior a necessidade de investimento em gestão. Como O TEMPO vem mostrando desde o início do ano, problemas como a falta de investimentos em prevenção e a superlotação das penitenciárias teriam levado o sistema à beira de um colapso.

A discordância entre os servidores e a chefia teria começado em janeiro, quando teve início o mandato do petista Fernando Pimentel e também suas nomeações. Mas ela teria ficado insustentável no último mês. “Há decisões muito estranhas sendo tomadas. Colocaram um cara que nunca pisou em uma unidade prisional na Penitenciária de Segurança Máxima Francisco Sá (Norte de MG)”, relatou uma das fontes, sem detalhar quem seria o nomeado.

Os servidores reclamam que Santana “só vem para a Seds (prédio) para atender deputado”. “Tudo que ele faz passa por cima dos subsecretários, ele nunca escuta o que eles têm a dizer”.

Análise. Para o ex-secretário nacional de segurança pública e consultor em segurança pública José Vicente da Silva Filho, as funções das secretarias são servir o Estado e resolver crises. “Fica muito grave se esses aparatos se tornam a crise”, pondera.

Na opinião do especialista, foi um erro a escolha de um político (Santana é ex-deputado) para chefiar uma secretaria estratégica. “Quando se trata de um político, ele vai querer aparecer bem na mídia, mas ele tem funções espinhosas. Quando o aparelhamento acontece, o Estado fica fragilizado”, explica Silva Filho. 

VEJA TAMBÉM


Titular
Contato
.A reportagem tentou contato com o secretário Bernardo Santana, às 20h30. A assessoria de imprensa da Seds, no entanto, informou que não conseguiria contato com ele nesse horário.
Saiba mais
Imagem
. O ex-secretário de segurança nacional e consultor de segurança pública José Vicente da Silva Filho avalia que se os servidores da Secretaria de Estado de Defesa Social (Seds) realmente deixarem seus cargos, a imagem do secretário Bernardo Santana ficará fragilizada perante a secretaria, a opinião pública e as polícias Militar e Civil.

Sintonia. Além disso, Filho ressalta que se o pedido de demissão de um gestor vier de um movimento de seus subordinados, de uma maneira geral, o problema pode ser mais grave. “Mostra fragilidade do gestor. E é por isso que é importante haver uma estrutura no órgão, para que a equipe não dependa apenas do chefe”, finaliza.

Nenhum comentário: