sexta-feira, 1 de maio de 2015

Cunha ironiza PT em jantar com deputados e depois pede desculpas

30/04/2015 22h43 - Atualizado em 30/04/2015 22h59

'O Globo' revelou fala de presidente da Câmara à bancada do PMDB.

Segundo Cunha, PT só ganha votação 'quando a gente fica com pena'.

Do G1, em Brasília
O presidente da Câmara, deputado Eduardo Cunha (PMDB-RJ), pediu desculpas ao PT na noite desta quinta-feira (30), por meio de sua conta no Twitter. O pedido foi feito depois que o site do jornal “O Globo” publicou reportagem e gravação em que o parlamentar ironiza a atuação do PT na Câmara ao afirmar que "onde o PT vai, vai todo mundo contra" e que o partido só ganha votações no plenário da Câmara "quando a gente fica com pena na última hora”.
A fala de Cunha foi pronunciada em jantar com a bancada do PMDB na Câmara na terça-feira (28) e inicialmente divulgada pelo jornal em reportagem que não continha o áudio, publicado posteriormente.
O deputado faz inicialmente um comentário sobre a vitória dele na eleição para a presidência da Câmara: “A gente não ter dependido do PT, não ter dependido da oposição, deu ao PMDB um crescimento natural de protagonismo político. Consequentemente, fez com que a gente ficasse com essa liberdade de fazer o que a gente tá fazendo. Isso não teria sido se a gente tivesse tido outro tipo de acordo, de comprometimento. Então, eu acho que, por ser início, a gente teve a oportunidade de fazer um tipo de protagonismo que vocês estão sustentando. Se não fosse vocês, isso não se sustentaria", disse aos deputados.
Em seguida, Cunha passa a se referir ao PT, o que gera risos dos participantes do jantar: "Porque é só olhar: todo dia, impressionante, onde o PT vai, vai todo mundo contra. É um negócio impressionante. No plenário, impressionante, o PT não ganha uma votação, só quando a gente fica com pena na última hora".
Deputados do PT ouvidos pelo jornal afirmaram que Eduardo Cunha age com "arrogância" e "sem a grandeza" que o cargo exige.
No Twitter, Cunha inicialmente negou: "Não pronunciei o comentário a mim atribuído no jantar da bancada. Apesar das diferenças, sempre trato a todos com respeito".
Depois, o próprio Cunha informa em uma das mensagens (veja ao final desta reportagem) que o site do jornal publicou a gravação e pede desculpas.
“Realmente não fiz discurso e fiz várias pequenas intervenções. Se me enganei e falei algo que não me lembrava e possa ter sido agressivo, ao PT, peço desculpas, não era a intenção”, escreveu o presidente da Câmara, que ressalvou participar de uma reunião privada e que, como o clima era de festa, não lembrava de ter feito o comentário.
Postagens do deputado Eduardo Cunha (PMDB-RJ) no Twitter, sobre o jantar com deputados em que ironizou o PT (Foto: Reprodução/Twitter)Postagens do deputado Eduardo Cunha (PMDB-RJ) no Twitter, sobre o jantar com deputados em que ironizou o PT (Foto: Reprodução/Twitter)

Nenhum comentário: