terça-feira, 19 de maio de 2015

Cientistas finalmente descobrem por que homens existem


Biólogos não conseguiam entender qual era a vantagem dos machos para as espécies

O GLOBO
Publicado:
Atualizado:
A diversidade genética gerada pela reprodução sexual explicaria por que a existência de machos vale a pena para as espécies Foto: Divulgação
A diversidade genética gerada pela reprodução sexual explicaria por que a existência de machos vale a pena para as espéciesDIVULGAÇÃO
RIO - Por décadas, cientistas se viram em torno de uma questão que também já passou pela cabeça de muitas mulheres: para que, afinal, servem os homens? Somente agora, graças a um estudo publicado na revista científica “Nature”, foi encontrada uma justificativa satisfatória para a existência do sexo masculino.
Até então, a comunidade científica não conseguia entender como espécimes machos teriam sobrevivido se a única contribuição deles para a reprodução era o esperma. Dentro dessa linha de pensamento, faria muito mais sentido, em termos evolucionários, se uma população de fêmeas fosse responsável por gerar filhas de forma autônoma, de forma semelhante ao que acontece com a espécie de lagartoscnemidophorus uniparens. Também chamados de “lagartas lésbicas”, os répteis dessa espécie que habita os desertos dos Estados Unidos são constituídos apenas de fêmeas capazes de produzir ovos sem fecundação, somente com a carga genética da mãe. Embora independente, a reprodução ocorre de forma mais eficiente quando há uma parceira para estimular a ovulação por meio de carícias.
Porém, a nova pesquisa mostra que a competição sexual por parceiros ajuda a deixar a população mais saudável, livre de doenças e geneticamente diversa. A existência dos machos, portanto, não seria um mero capricho da natureza.
“Quase todas as espécies multicelulares da Terra reproduzem por meio do sexo, mas a existência dele não é fácil de se explicar porque o sexo acarreta várias desvantagens. A mais evidente delas é que apenas metade dos seus filhos (as filhas) podem de fato gerar novos filhos. Porém, nossa pesquisa mostra que a competição entre machos pela reprodução oferece um benefício muito importante, já que melhora a saúde genética das populações”, explicou ao “Telegraph” o diretor da pesquisa, Matt Gage, da Universidade de East Anglia School de Ciências Biológicas.
Para provar a importância da reprodução sexual, o grupo liderado por Gage avaliou o comportamento de uma colônia de besouros ao longo de 10 anos, dentro de condições controladas no laboratório. Depois de sete anos (o equivalente à passagem de 50 gerações), os pesquisadores concluíram que machos que competiram por fêmeas eram muito mais resistentes a doenças e infertilidade do que o outro grupo, que não teve que competir para reproduzir. No caso desses últimos, a extinção aconteceu após a passagem de 10 gerações.

emhttp://ela.oglobo.globo.com/vida/cientistas-finalmente-descobrem-por-que-homens-existem-16193597#ixzz3abj3TVNu
Copyright © 2015 O Globo S.A. 

Nenhum comentário: