Wellington Pedro/Imprensa MG
O vice-governador, Antônio Andrade, na abertura da 81ª Expozebu
O vice-governador, Antônio Andrade, na abertura da 81ª Expozebu

Já com presença confirmada, o governador de Minas Gerais, Fernando Pimentel (PT), não compareceu neste domingo (3) a abertura da 81ª Expozebu - Exposição Internacional das Raças Zebuínas, em Uberaba, no Triângulo Mineiro. Em seu lugar, foi o vice-governador, Antônio Andrade (PMDB).
Também a presidente Dilma Rousseff (PT) e a ministra da agricultura, pecuária e abastecimento, Kátia Abreu (PMDB), não compareceram. Durante os discursos de Antônio Andrade e do prefeito de Uberada, Paulo Piau (PMDB), um grupo de cerca de 50 manifestantes fez apitaço, panelaço e vaiou os políticos. O grupo trazia cartazes e faixas pedindo o impeachment da presidente, mensagens contrárias ao PT e outras pedindo o combate à corrupção. "Fora, Dilma", "Fora, PT" e "Pimentel covarde" eram algumas das mensagens.
O prefeito de Uberaba, Paulo Piau, defendeu em seu discurso um pacto social no país para enfrentar os desafios do desenvolvimento e da segurança pública. “Convoco para um pacto social, primeiro por amor a esse país, mas também pela justiça, que é o caminho para a paz”.
Já Antônio Andrade ressaltou a importância do agronegócio para o Estado que, somente para 2015, estima a arrecadação de R$ 166,6 bilhões. Falou também da transparência e a participação popular nas ações do governo. “O objetivo de qualquer governo comprometido com as maiores causas de seu povo é a busca constante e incessante de um ambiente tranquilo e democrático”, destacou.
Polêmica
A homenagem concedida pelo governo mineiro ao líder do movimento MST, João Pedro Stédile, ainda gerou críticas no evento. Em seu discurso na abertura da Expozebu, o presidente da ABCZ, Luiz Cláudio Paranhos, disse que “os produtores estão apreensivos com o risco de essa homenagem ser interpretada por grupos radicais como um sinal verde para mais invasões e para uma ainda maior dificuldade no cumprimento das reintegrações de posse no Estado de Minas Gerais".
Andrade disse que Pimentel não faltou ao evento por causa da polêmica, mas por questões “familiares” e confirmou que ele retornará a Uberaba ainda este mês para prestigiar a feira. Sobre o discurso do presidente da ABCZ, o vice argumentou que o governo tem uma postura democrática e transparente. Por isso, precisa estar aberto às reivindicações de vários segmentos do setor rural. "Eu cumprimento o presidente da ABCZ por ter manifestado a sua indignação, mas o governo é transparente e plural. Então, temos que discutir todos os ângulos da questão. Cada um faz a sua defesa da forma que puder. Vamos discutir todos os assuntos, por mais espinhosos que sejam", declarou.
O senador Aécio Neves (PSDB) era esperado e receberia uma homenagem da ABCZ, mas houve incompatibilidade de agenda e a entrega da comenda foi adiada.
O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), e o presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB), visitaram o Parque Fernando Costa no sábado, mas foram embora no mesmo dia e não participaram da abertura oficial.
Feira de genética, tecnologia e negócios, a Expozebu é considerada a maior exposição de pecuária zebuína do mundo. Produzida anualmente pela Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ), o evento é um polo de encontro da cadeira produtiva da carne e do leite produzidos no Brasil. Durante o encontro, são realizados leilões, julgamentos de animais, shoppings e concursos leiteiros. São esperados R$ 140 milhões em negócios durante a feira, que vai até o próximo dia 10.