sexta-feira, 1 de maio de 2015

1º de Maio com protestos e disputa entre o PT e o PSDB

TRABALHADOR

Centrais sindicais fazem atos com motivos diferentes


picnic
Diversão. Governo inova e faz comemoração com servidores nos gramados da Cidade Administrativa
PUBLICADO EM 01/05/15 - 03h00 - O Tempo
O Dia do Trabalhador em Minas será marcado por protestos diferenciados. Enquanto a CUT e aliados saem às ruas em defesa dos direitos da classe trabalhadora, da democracia, da Petrobras e da reforma política, a Força Sindical tem como tema central “crescimento econômico com garantia de empregos”, com manifestações durante todo o dia. A Igreja Católica, junto com as centrais, realiza a Missa do Trabalhador, na Praça da Cemig, em Contagem, a partir das 9h. Milhares de pessoas são esperadas na missa, que será presidida pelo bispo auxiliar dom Luiz Gonzaga Fechio.

A missa abre também o 6º Encontro de Movimentos Sociais de Minas. Em seguida, os trabalhadores farão a concentração para o grande ato de 1º de Maio na praça Afonso Arinos. Após o almoço, na praça da Assembleia, o encontro continuará com debates todo o dia. Amanhã e domingo também haverá programação dos movimentos sociais com o tema geral “O povo mineiro tem pressa de um projeto popular”.
A maior comemoração deve mesmo acontecer em São Paulo. Num palanque estará o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e, no outro, o senador e candidato derrotado à Presidência da república, Aécio Neves. Lula confirmou presença no ato promovido pela CUT, no Vala do Anhangabaú. Entre os confirmados estão o prefeito de São Paulo, Fernando Haddad, e líderes do PT.
Segundo assessores de Lula, o motivo que o levou a aceitar o convite foi reforçar sua posição contra o projeto de lei que regulamenta terceirizações nas empresas.
Já no ato da Força Sindical, o deputado Paulo Pereira da Silva (SDD-SP) decidiu ignorar a terceirização no evento da praça Campo de Bagatelle. “A terceirização não estará na nossa pauta. Vamos focar em corrupção, inflação e recessão”, diz o parlamentar. Paulinho deve receber no palanque, além de Aécio, o deputado federal Eduardo Cunha (PMDB-RJ).
Show
Festa. O Sindicato dos Trabalhadores da Construção Pesada (SITICOP/MG) espera reunir cerca de 25 mil trabalhadores para o 1º de Maio da Pesada, na Arena BH. Serão montados dois palcos para as apresentações musicais que incluem grupos de axé e pagode, sertanejos e funk. Durante todo o dia, ocorrerão sorteios de brindes, incluindo um carro 0 km e sete motos, além de eletrodomésticos.

Nenhum comentário: