terça-feira, 10 de março de 2015

Valadares está entre as 100 cidades mais populosas do País

terça-feira, 10 de março de 2015

ESPECIALISTA DIZ QUE A CIDADE NÃO TEM DINÂMICA ECONÔMICA QUE ACOMPANHE O TAMANHO DE SUA POPULAÇÃO. DE ACORDO COM O IBGE, O MUNICÍPIO, COM 277 MIL HABITANTES, FICOU NA 95ª COLOCAÇÃO DO PAÍS, À FRENTE DA VIZINHA IPATINGA, NO VALE DO AÇO, QUE É A 108ª. ENTRE OS 853 MUNICÍPIOS MINEIROS, VALADARES É O 9º MAIS POPULOSO

FOTO: Jack Zalcman
GOVERNADOR VALADARES -
No ranking das 200 cidades mais populosas do Brasil, Valadares está na 95ª colocação, com população estimada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), no final do ano passado, em 276.995 habitantes. A cidade está mais bem posicionada que a vizinha Ipatinga, no Vale do Aço, que ocupou o 108º lugar, com 255.266 habitantes. São Paulo continua sendo a cidade mais populosa, com 11 milhões, 895 mil e 893 habitantes, seguida pelo  Rio de Janeiro, com 6.453.682; Salvador, 2.902.927; e Brasília, com 2.852.372 habitantes. Dos municípios mineiros mais bem posicionados no ranking nacional, Belo Horizonte está na 6ª colocação, com população em 2.291.109. Por esses dados, Valadares é a 9ª cidade mais populosa do Estado, ficando atrás de Belo Horizonte, Uberlândia, Contagem, Juiz de Fora, Betim, Montes Claros, Ribeirão das Neves e Uberaba.

O sociólogo Dirley Henriques avalia que o desenvolvimento do município está aquém do número de sua população e que isso configura falta de dinâmica econômica. “Do ponto de vista do desenvolvimento, verifica-se que o município não consegue aumentar a renda das pessoas, demonstrando que, apesar de populoso, ele não tem dinâmica econômica que corresponda ao tamanho da sua população. A inexistência de uma política de desenvolvimento é um fator extremamente negativo, o que resulta em empregos desqualificados e baixa remuneração.”

O especialista diz o que seria necessário para mudar esse quadro e também explica que a falta de empregos afeta negativamente seu verdadeiro crescimento. “Considerando o ranking de cidades mais populosas, verifica-se que o município perdeu posições, mas se encontra entre os mais populosos do País. Por outro lado o município é um polo, continua crescendo populacionalmente, atraindo populações de outras cidades menores. A inexistência de empregos, porém, força a população a sair para outras regiões do País e para o exterior. Governador Valadares se tornou um grande entreposto de mão de obra e de migrações. É preciso unir a cidade num objetivo econômico e estratégico para o nosso desenvolvimento, que do meu ponto de vista tem que ser de base tecnológica”, opina Dirley Henriques.


Leia mais em: http://drd.com.br/news.asp?id=50089800085153910000#ixzz3U1amUWCs

Nenhum comentário: