segunda-feira, 9 de março de 2015

Quais são os grupos que prometem levar 100 mil às ruas contra Dilma em 15 de março

RSS

Diferentemente dos protestos de junho de 2013, quando não havia um grupo político que assumisse a liderança pelas demandas da população, agora vários grupos tomam a frente das convocações; e eles não concordam entre si

REDAÇÃO ÉPOCA
09/03/2015 17h05 - Atualizado em 09/03/2015 17h09


Rogério Chequer, líder do Vem Pra Rua, movimento anti-Dilma (Foto: Reprodução / Twitter)
As manifestações ocorridas no país em junho de 2013 tinham como característica a ausência de um grupo político que respondesse e negociasse em nome de todos. O que havia de mais próximo disso era o Movimento Passe Livre (MPL), que, por o estopim dos protestos ter sido o aumento de R$ 0,20 na passagem do transporte público, destacou-se apenas em negociações ligadas a essa causa. Havia muitas outras, dispersas e por vezes pouco claras. O protesto marcado para 15 de março, próximo domingo, parece ser organizado de outra forma.
Identificam-se como líderes das manifestações pelo “Fora Dilma” grupos que prometem levar às ruas 100 mil pessoas em marchas por mais de 200 cidades brasileiras.
Folha de S.Paulo publicou nesta segunda-feira (9) sobre esses grupos. Um deles é oVem Pra Rua, criado pelo empresário Rogério Chequer, de 46 anos. Ele não prega pelo impeachment de Dilma Rousseff, mas cobra maior engajamento da população.
Outro é o Legalistas, de Tôni Imbrósio Oliveira, de 58, reserva da Aeronáutica e professor de educação física. Este é o grupo que convoca simpatizantes do golpe militar no Rio de Janeiro e defende a tomada do poder por militares. Nenhuma instituição é confiável suficiente, disse ele ao jornal.
Jovens se manifestam por meio doMovimento Brasil Livre (MBL), liderado por Renan Santos, de 31, e Kim Kataguiri, de 19. O primeiro se diz liberal e é o mais velho da turma. O segundo largou a faculdade de economia na Federal do ABC por crer que “sabia mais que o professor”. "Ele nem conhecia Milton Friedman (economista americano liberal), e o pessoal me chamava de reacinha", contou Kataguiri.

Kim Kataguiri, estudante que faz parte do MBL, grupo liberal anti-Dilma (Foto: Reprodução / Twitter)
Há grupos que já fazem dinheiro com o “Fora Dilma”. O Revoltados On Line, encabeçado por Marcelo Reis, vende combo de produtos com camiseta preta estampada com o brasão da República, dois adesivos e um boné. O preço, segundo o Estadão, é de R$ 175. “As vendas estão ajudando a causa. Aluguel de trio elétrico é muito caro”, disse Reis ao jornal.
A existência de grupos políticos que tentam se destacar no protesto de 15 de março não quer dizer que haja convergência. Se o Revoltados fatura com venda de camisetas, o Vem Pra Rua é contra e diz não receber dinheiro nem material de partido. O financiamento dele vem por meio de vaquinhas com integrantes. O Vem Pra Rua, por sua vez, é visto pelo MBL como "o cara mais velho, mais rico e que tem o PSDB por trás". "Eles vão para o protesto sem pedir impeachment. É como fumar maconha sem tragar", atacou Renan à Folha. E nem Vem Pra Rua, nem MBL são favoráveis à intervenção proposta pelos Liberalistas.
RCN

Nenhum comentário: