sábado, 14 de março de 2015

Policiamento sem armas


Editorial
Jornal Hoje em Dia
portal@hojeemdia.com.br
  

13/03/2015

Grupo de elite criado pela Polícia Militar de Minas Gerais, a Tropa de Braço irá atuar pela primeira vez neste final de semana durante um grande protesto. Será por ocasião das manifestações contra o governo federal, com previsão de reunir 20 mil pessoas em Belo Horizonte.
Esse grupo, criado no fim do ano passado e que já atuou em eventos esportivos na capital mineira, tem como principal característica não usar armas. No lugar de bombas de efeito moral e balas de borracha, golpes de caratê, taekwondo e outras artes marciais para conter possíveis ações de baderneiros.
A Tropa de Braço tem 50 militares, todos faixa preta em alguma arte marcial, com cursos de aperfeiçoamento de técnicas e abordagens. Isso porque o serviço de inteligência da PM constatou que muitos desses vândalos utilizam a luta como forma de revide ao policial.
Será um reforço estratégico na ação da PM nesse momento em que, pelas crises que se instalaram no país, os protestos possam ir bem além de manifestações pacíficas. Com bem lembrou a própria presidente Dilma Rousseff nesta quinta-feira (12) no Rio de Janeiro, os protestos são legítimos em uma democracia, mas sem baderna.
“Manifestação no Brasil a gente tem de olhar com absoluta tranquilidade. Todas as pessoas têm direito de criticar, mas nenhum de nós pode aceitar que isso se transforme em violência. Pode manifestar, deve manifestar, faz parte do crescimento do país e do aprimoramento da nossa cidadania, mas sem violência”, afirmou.
De fato, o que interessa ao cidadão de bem é que haja uma manifestação pacífica e ordeira para que a polícia não precise intervir com o uso da força.
Pelo sim, pelo não, porém, para os criminosos que porventura insistirem no uso de pedras e coquetel molotov, colocando em risco a segurança e integridade de quem participa de um protesto legítimo, o esquema de abordagem vai ser mantido pela PM, com escudo de blindagem, colete, teaser, armamento de bala de borracha, cassetete, bombas de efeito moral e spray de pimenta.

Nenhum comentário: