sexta-feira, 27 de março de 2015

Policiais armados erram endereço e invadem rádio em Manaus

BRASIL

Armados, os policiais entraram gritando no prédio, ordenando que os funcionários deixassem os estúdios

PUBLICADO EM 27/03/15 - 17h42
Um grupo de dez policiais militares armados arrombou a porta e invadiu uma emissora de rádio, na tarde desta quinta-feira (26), na periferia de Manaus. O problema é que o endereço da ocorrência policial estava errado.

Por volta das 15h30, a rádio comunitária A Voz das Comunidades, na zona norte da capital do Amazonas, seguia com sua programação normal quando subitamente foi tomada por homens da PM, da Rocam (Ronda Ostensiva Cândido Mariano) e do COE (Centro de Operações Especiais), sem autorização judicial.
Armados, entraram gritando no prédio, ordenando que os funcionários deixassem os estúdios. "Chegaram arrombando a porta e gritando, todos com arma na mão apontando pra gente. Disseram que tinha uma denúncia de cárcere privado", conta a produtora Marlucia Fernandes, 44.
Pelo menos 15 pessoas estavam na rádio, incluindo um bebê de cinco meses, além de convidados que participavam do programa ao vivo. Poucos minutos após a invasão, os policiais notaram o equívoco.
"Quando viram que era apenas uma rádio, ficaram olhando um para a cara do outro e começaram e pedir desculpas", disse Marlucia. "Então simplesmente viraram as costas e foram embora."
No ar desde 2001, A Voz das Comunidades foi a primeira rádio comunitária legalizada no país. Transmite em FM para as zonas leste e norte de Manaus, regiões mais populosas da cidade, com cinco funcionários e uma programação que inclui prestação de serviços, música e programas religiosos.
A direção da rádio informou que registrou um boletim de ocorrência e foi ouvida pela Corregedoria da PM. A Secretaria de Segurança Pública do Amazonas disse que o caso é de responsabilidade exclusiva da Polícia Militar.
Em nota, a Corregedoria-Geral do Sistema de Segurança do Amazonas informou que abriu sindicância para apurar a denúncia e a conduta dos militares envolvidos. "Caso seja constatado transgressão policial, os mesmos responderão a procedimento administrativo disciplinar".
Também em nota, a Polícia Militar disse que recebeu denúncia de uma "possível ação de policiais militares que atuaram fora dos procedimentos operacionais padrão de abordagem policial" e que irá apurar o fato. "O comando da instituição não compactua e combate esses tipos de ações vindas de policias militares".

Nenhum comentário: