terça-feira, 10 de março de 2015

PM não vai tolerar bloqueio total de vias em BH durante manifestações

O Prefeito Marcio Lacerda (PSB) comentou, nesta segunda-feira, que o cerco será fechado contra os manifestantes que não respeitarem "o direito de ir e vir"

 postado em 09/03/2015 15:46 / atualizado em 09/03/2015 15:53
A Prefeitura de Belo Horizonte quer fechar o cerco contra as ocupações irregulares da capital mineira e também aos manifestantes que fecham ruas e avenidas durante protestos. Durante o lançamento da campanha de vacinação contra o HPV, no Colégio Marconi, no Santo Agostinho, Região Centro-Sul, o prefeito Marcio Lacerda (PSB) informou que parte da Guarda Municipal será treinada para evitar as invasões de terras. Também comentou que a Polícia Militar (PM) não vai mais tolerar os bloqueios totais de vias durante manifestos. 
Depois de se encontrar com o ministro da Saúde, Arthur Chioro, Lacerda informou que os manifestantes terão tolerância zero se fecharem totalmente as ruas e avenidas durante os atos. “O novo comandante-geral da PM me assegurou durante a posse do CPC (Comando de Policiamento da Capital) que a PM não vai mais tolerar e vai agir no caso de fechamento de vias por manifestações. Será permitida a livre manifestação, mas respeitando o direito de ir e vir das outras pessoas. Ou seja, se tem três faixas, ocupa uma e deixa duas em aberto”, comentou o prefeito. 

A outra preocupação de Lacerda são com as ocupações irregulares. Segundo ele, placas serão colocadas nas propriedades que já forem desapropriadas. Também será criado um programa para os moradores da região dos terrenos que denunciem as invasões. “Nós teremos uma fração da guarda municipal treinada para este tipo de atuação em flagrante. Se você atua imediatamente não previsa de reintegração de posse”, disse. 

Conforme o prefeito, o governo estadual já abriu negociações com as ocupações mais antigas. “Vai se tentar negociar com a Companhia de Habitação em apoio da PBH uma solução negociada para essas ocupações, mas, que, a partir de janeiro, qualquer ocupação que acontecer o estado irá cumprir a reintegração de posse. Inclusive, uma foi realizada no Jaqueline”, afirma Lacerda
.

Nenhum comentário: