sábado, 7 de março de 2015

Militar leva idosos para fim de semana na praia

sábado, 7 de março de 2015


OS 30 CONTEMPLADOS FORAM ESCOLHIDOS EM AÇÃO DESENVOLVIDA PELO DIRETOR REGIONAL DO CENTRO SOCIAL DOS CABOS, SOLDADOS E BOMBEIROS MILITARES DE MINAS GERAIS, SARGENTO LUIZ CARLOS DE SOUZA
FOTO: Divulgação
OS IDOSOS foram contemplados após uma seleção. Eles chegam de volta hoje a Valadares, após passarem o fim de semana em Porto Seguro
GOVERNADOR VALADARES -
magina conhecer o mar em uma das cidades mais bo60 anos tiveram a oportunidade de fazer essa viagem nunca antes imaginada. Eles foram escolhidos numa uma ação desenvolvida pelo diretor regional do Centro Social dos Cabos, Soldados e Bombeiros Militares de Minas Gerais, sargento Luiz Carlos de Souza, o Luisinho.

O sargento explica como surgiu a ideia de levar o grupo da “melhor idade” para conhecer o mar. “Já fazemos há 10 anos excursões desse nível, dessa natureza. Vi uma reportagem, um tempo atrás, mostrando que uma senhora de 101 anos não conhecia o mar, nos Estados Unidos. Eles a levaram até o mar, e ao chegar ela se levantou da cadeira de rodas, pisou na água e deu um grito. Eu pensei: Não, quero fazer melhor. Vou atender 30 idosos, de 60 anos acima, e vou levá-los à praia para tomar banho de mar, comer, beber, brincar, se divertir, tudo de graça.” 

Com a ideia em mente, o sargento conta que começou a colocá-la em prática no bairro Santa Helena. “Conversei com a equipe do bairro, que gostou da ideia. Espalharam faixas sobre essa ação, e sobre as vagas, e tivemos mais de 500 inscrições. A princípio eram 15 vagas, aumentei para 30 por causa do número de inscrições.” Desses 30 idosos, 10 foram escolhidos por sorteio, 10 por avaliação do porquê queriam conhecer o mar e 10 por indicação.

Sargento Luisinho explica que os idosos viajaram de ônibus-leito, fizeram passeios em Porto Seguro e tiveram boas acomodações, comida e bebida de graça. “Tiveram ainda o serviço de três enfermeiras e uma técnica em enfermagem. A pousada é muito boa, com café da manhã, almoço e jantar. Eles estavam caracterizados com camisetas e tiveram direito a passeios. Saímos na sexta-feira, dia 6, às 20h e voltaremos domingo dia 8, às 18h”, disse.

A sensação de proporcionar aos idosos o contato deles com o mar, segundo o sargento, é emocionante. “Isso surgiu de uma ideia tão simples, e quando vi o sentimento deles, o pulo de alegria deles em saber que estavam sorteados e que iriam fazer a viagem, era de emocionar, de chorar mesmo. Confesso que em casa à noite eu chorei sozinho, conferindo o que eles escreveram sobre por que queriam conhecer o mar,” afirmou.

Luiz Carlos diz que essa é apenas a primeira de outras ações. “Vou fazer várias vezes, porque achei muito gostoso. Pretendo atingir outros bairros, a princípio os mais carentes. É uma coisa fácil de a gente fazer, que pode fazer, mas na verdade ocorre em parceria com muita gente: com a pousada, que diminuiu o preço; com a empresa de ônibus, que também diminuiu o valor...”

Quanto ao depoimento que mais o tocou, o sargento destaca o de Dona Maria Júlia, que coincidentemente teve a irmã Ana Maria sorteada para viajar. “Ela dizia que nunca teve condições de ir à praia e que precisava ir, pois não queria morrer sem conhecer o mar.”


Leia mais em: http://drd.com.br/news.asp?id=50089800059831810000#ixzz3Tj8ueRGp

Nenhum comentário: