terça-feira, 24 de março de 2015

Manifestantes colocam 200 'sacos de dinheiro' em frente ao Congresso

EM BRASÍLIA

Protesto é de grupo de vários setores da sociedade que pede reforma política; veja as fotos

PUBLICADO EM 24/03/15 - 12h19
O grupo Coalizão pela Reforma Política Democrática - Eleições Limpas fez uma instalação em frente ao prédio do Congresso, em Brasília, na manhã desta terça-feira (24).

Os manifestantes colocaram duzentos sacos de dinheiro simbolizando o financiamento empresarial de campanhas eleitorais.
A ação é um projeto de iniciativa popular com assinaturas de mais de 500 eleitores. Segundo eles, a relação entre doação de empresas e exercício de mandatos eletivos é “uma das distorções” a serem combatidas no âmbito de uma reforma política, com mais participação social.
Com manifesto, cartilha e conteúdo do projeto a ser encaminhado ao Congresso, material colocado à disposição na internet, o grupo pretende chegar a uma “proposta de representação política mais identificada com a maior parte da sociedade”.
São quatro os principais pontos do movimento: a proibição do financiamento empresarial, a realização de eleições proporcionais em dois turnos, a paridade de gênero na lista pré-ordenada, e o fortalecimento dos mecanismos da chamada “democracia direta”.
O objetivo do movimento é alcançar 1,5 milhão de assinaturas, número exigido por lei para viabilizar a proposta de reforma popular.
O grupo é formado por 103 das principais entidades de classe e diversos movimentos sociais. Estão entre eles a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB); a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB); o Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE); a Central Única dos Trabalhadores (CUT).

Nenhum comentário: