quinta-feira, 5 de março de 2015

Lanche 'gigante' para calouros dobra de tamanho e chega a quase 500 kg

05/03/2015 12h00 - Atualizado em 05/03/2015 15h47

Tradicional X-Americano foi saboreado por alunos da UFSCar em São Carlos.

4ª edição do evento faz parte do ritual de integração de calouros da UFSCar.

Orlando Duarte NetoDo G1 São Carlos e Araraquara
Universitários de São Carlos saborearam lanche gigante na quarta-feira (Foto: Orlando Duarte Neto/G1)Universitários de São Carlos saborearam lanche gigante na quarta-feira (Foto: Orlando Duarte Neto/G1)
O tradicional X-Americano gigante – dessa vez com mais de 450 quilos – foi compartilhado por universitários e clientes de uma lanchonete de São Carlos (SP) na noite de quarta-feira (4). A quarta edição do evento faz parte do ritual de integração entre calouros e veteranos da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), que participaram no mesmo dia do Trote Solidário na universidade.
Com 1,80 metro de diâmetro e mais de 45 centímetros de espessura, o ‘Big Tonelada’ levou cerca de duas horas para ser montado por 10 funcionários da lanchonete Rancho Tropical. O pão de mais de 200 quilos precisou ser assado no forno de uma padaria da cidade por conta de seu grande tamanho.
No total, foram utilizados 10.2 quilos de alface, 55 quilos de tomate, 83.2 quilos de queijo mussarela, 46.2 quilos de presunto, 62.2 quilos de ovo, 13 quilos de maionese e 103.4 quilos de carne na forma de hambúrguer.
Estudantes da UFSCar participam da 4ª edição do lanche 'gigante' em São Carlos (Foto: Orlando Duarte Neto/G1)Sanduíche levou cerca de duas horas para ficar
pronto (Foto: Orlando Duarte Neto/G1)
O sanduíche, que alguns estudantes afirmam já ter entrado para o Guiness como o maior do mundo há dois anos, quase dobrou de tamanho em relação ao ano passado. Dessa vez, uma nova camada de pão e recheio foram incluídos para aumentar ainda mais o lanche gigante.

Ansiosos, os estudantes começaram a ser servidos a partir das 21h, após um dia repleto de atividades e competições. “Ficamos o dia todo na faculdade. Participamos de jogos e brincadeiras para conhecer melhor os outros calouros e veteranos. Estou faminto e chegar aqui e ver um lanche desses é uma delícia. Estou louco para experimentar essa tradição”, comentou o calouro Breno de Paula.
Neste ano, a entrega de um quilo de alimento não perecível foi obrigatória para que o evento possa contemplar também entidades carentes. “Se você pensar, é barato e vale a pena. Além de comer bem por um preço bom, acabamos ajudando quem precisa. Gostei da iniciativa da atlética em tornar obrigatório o quilo de alimento”, comentou o universitário Rafael Campos.
 
Alunos da UFSCar participaram do evento em São Carlos (Foto: Orlando Duarte Neto/G1)Alunos da UFSCar participaram do evento em
São Carlos (Foto: Orlando Duarte Neto/G1)
Lanchonete
A lanchonete Rancho Tropical está localizada no bairro Cidade Jardim, onde também se encontram muitas das repúblicas estudantis formadas por universitários da UFSCar. Os gastos com o lanche ficam por conta do próprio estabelecimento, que recebe apoio dos fornecedores de ingredientes.

O proprietário do estabelecimento, Edvaldo de Oliveira Silva, afirma ser gratificante poder oferecer o ‘Big Tonelada’ aos estudantes anualmente. “Os universitários movimentam muito o comércio na cidade. No meu caso, eles ajudam que minha lanchonete continue funcionando. Sem os estudantes a situação seria bem diferente”, explicou.
  •  
Lanche pesou mais de 450 quilos quando pronto em São Carlos (Foto: Orlando Duarte Neto/G1)Lanche pesou mais de 450 quilos quando pronto (Foto: Orlando Duarte Neto/G1)

Nenhum comentário: