Leonardo Morais
Passeata em Governador Valadares
Manifestantes percorrem a avenida Minas Gerais, uma das principais vias de Valadares

Os protestos contra o governo da presidente Dilma Rousseff (PT) reúnem cerca de mil pessoas em Governador Valadares, no Leste de Minas Gerais. Os manifestantes percorrem a avenida Minas Gerais, uma das principais da cidade, entoando gritos de guerra, como “para tirar o Brasil do vermelho, é preciso tirar o vermelho do Brasil!”.
Os participantes usam roupas nas cores verde e amarelo, símbolo do país, e fazem apitaço. A manifestação ocorre sem tumulto.
"Essa passeata é contra a corrupção, a impunidade. É contra a desordem instalada no Brasil e que estava camuflada há pelo menos 12 anos", explica a cerimonialista Joselita Pereira, de 35 anos. " O vermelho tem que sair do poder para o Brasil sair do vermelho. Mesmo assim ainda vai demandar tempo", completa.
A aposentada Abigail Gonçalves, de 58 anos, militante dos Direitos Humanos em Governador Valadares, avalia o movimento como positivo. "Senti muita verdade neste protesto. As pessoas que vieram estão conscientes, indignadas e querendo mudanças", frisou. Quase no final da passeata, o protesto recebeu o apoio de dezenas de motoqueiros, que fizeram roncar os motores contra a corrupção e fizeram um buzinaço.
Segundo Elizete do Carmo, presidente do motoclube Filhos do Dono, um dos dez atuantes na cidade, cerca de 200 motoqueiros vieram protestar. "Estamos aqui contra a corrupção, os aumentos excessivos, a inflação e tudo de errado que tem afetado o país", afirmou.
(Atualizada às 11h37)