domingo, 29 de março de 2015

'Dilma nem sempre faz as coisas da maneira mais eficaz', diz Levy

CRITICOU

Ministro da Fazenda fez declaração polêmica em evento fechado para empresários em São Paulo; não é a primeira vez que Levy dá declaração polêmica a respeito da presidente

COLETIVA / MINISTRO JOAQUIM LEVY
A pergunta da plateia que levou o ministro a mencionar a presidente abordou as mudanças em curso e a equipe do Fazenda
PUBLICADO EM 28/03/15 - 17h14
A relação entre o ministro da Fazenda Joaquim Levy e a presidente Dilma Rousseff voltou a ser estremecida por conta de uma declaração polêmica. Desta vez, o economista, em evento fechado para empresários na capital paulista, disparou que a petista "nem sempre faz as coisas da maneira mais simples e eficaz".

"Acho que há um desejo genuíno da presidente de acertar as coisas, às vezes, não da maneira mais fácil... Não da maneira mais efetiva, mas há um desejo genuíno", afirmou, conforme gravação do evento obtida pelo jornal "Folha de S. Paulo".
Levy faz a referência à presidente Dilma em clima ameno, com tom informal, durante uma palestra à ex-alunos da Universidade de Chicago. A conversa ocorreu toda em inglês, com a frase original sendo : "I think that there is a genuine desire by the president to get things right, sometimes not the easiest way, but... Not the most effective way, but there is this genuine desire" ("A presidente realmente quer acertar. Nem sempre da maneira mais simples, do jeito mais eficiente, mas há um desejo genuíno", em tradução direta).
Uma pergunta sobre as mudanças efetuadas pela equipe econômica da presidente levou Levy a citar a presidente. O ministro costuma defender o ajuste fiscal citando "erros do passado", fazendo clara referência à política econômica de Guido Mantega, ex-titular da pasta no governo Dilma.
A pergunta da plateia que levou o ministro a mencionar a presidente abordou as mudanças em curso e a equipe do Fazenda.
Em palestra a executivos de multinacionais há um mês, Levy chegou a dizer que o país deu uma "escorregadazinha" no campo fiscal, mas que a responsabilidade nas contas públicas foi retomada.

Nenhum comentário: