quinta-feira, 5 de março de 2015

Coreia do Norte considera ataque a embaixador dos EUA em Seul 'castigo justo'

Diplomata esfaqueado no rosto e no pulso leva 80 pontos e tem nervo atingido

POR 

Mark Lippert após o ataque em Seul: embaixador teve ferimento leve - YONHAP / REUTERS
SEUL - A Coreia do Norte considerou nesta quinta-feira o ataque com uma faca contra o embaixador americano em Seul, Mark Lippert, um "castigo justo", pela decisão dos Estados Unidos de seguir adiante com os exercícios militares conjuntos com a Coreia do Sul. Lippert passou por uma cirurgia de duas horas e meia e levou 80 pontos após ser agredido por um militante pró-Coreia do Norte.
"Castigo justo para os belicistas americanos" é o título de um breve comunicado da agência de notícias oficial KCNA, que classificou o ataque como uma "expressão de resistência" válida.
Lippert recebeu um corte de 11 centímetros no rosto após ser atacado por um homem em um fórum público em Seul na manhã de quinta-feira (hora local). O embaixador seguia para um café da manhã no fórum, no centro da capital sul-coreana, quando foi atacado por um homem, que cortou seu rosto com uma navalha, segundo algumas versões. Testemunhas contam que o diplomata teve que lutar com o agressor e ainda recebeu um corte no pulso, atingindo um nervo.
O embaixador de 42 anos sangrava bastante, mas caminhou ao ser levado para o hospital. Médicos informaram que a cirurgia foi um sucesso e que o dano ao nervo foi reparado. Ele deve ficar internado por três ou quatro dias.
O agressor foi identificado como Kim Ki-jong, de 55 anos, e se disse um crítico das ações americanas contra a Coreia do Norte. Ele foi detido e interrogado.
- O sujeito chegou, gritou algo, foi até o embaixador e cortou seu rosto - contou Michael Lammbrau do centro de estudos Arirang Institute. - Ficou uma trilha de sangue atrás do embaixador.
O presidente americano, Barack Obama, telefonou a Lippert e desejou uma rápida recuperação ao embaixador, afirmou a porta-voz do Conselho Nacional de Segurança da Casa Branca, Bernadette Meehan.

“O presidente ligou ao embaixador na Coreia do Sul, Mark Lippert para dizer a ele e a sua esposa Robyn que deseja uma rápida recuperação”, afirmou Meehan.
A polícia local não ofereceu mais detalhes sobre o caso.
Agressor é preso após ataque - YONHAP / REUTERS


Leia mais sobre esse assunto em http://oglobo.globo.com/mundo/coreia-do-norte-considera-ataque-embaixador-dos-eua-em-seul-castigo-justo-15506981#ixzz3TXywqwsJ 
© 1996 - 2015. Todos direitos reservados a Infoglobo Comunicação e Participações S.A. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização. 

Nenhum comentário: