A Câmara Municipal de Almenara, representada pelo seu Presidente, Vereador Geraldo Antônio Tadeu Fonseca, Dino Fonseca, vem, publicamente, com documentação oficial, divulgar a verdadeira data de liberação da ponte sobre o rio Jequitinhonha. O dia 15 de maio de 2015 é a data oficial que o DER/MG deve entregar as obras de recuperação da ponte, conforme documentação anexa e pormenorizada de todos os procedimentos adotados.
Em atenção à solicitação do Ministério Público da 1ª Promotoria de Justiça da Comarca de Almenara, o Sr. João Viana da Costa, Procurador-Chefe do DER-MG, Procurador do Estado de Minas Gerais, encaminhou, através do Ofício 14/2015, datado de 03 de fevereiro de 2015, prestou esclarecimentos  a respeito das ações que  o Departamento de Estradas de Rodagem de MG tomaria em relação à interdição da ponte sobre o rio Jequitinhonha, em Almenara.  Na Comunicação Interna nº 008/2015, datada de 29 de janeiro de 2015, destinada à Procuradoria do Estado, o Sr. Célio Dantas de Brito (Diretor-Geral do DER/MG) fez minucioso relatório sobre os procedimentos adotados para os trabalhos de recuperação da  ponte.  (ANEXO).
No dia 13 de janeiro de 2015, o DER/MG destacou, em documento anexo, em relação aos trabalhos a serem realizados na ponte, o período de atividade, qual seja de 14 de fevereiro de 2015 a 15 de maio de 2015. Ainda no documento, o DER/MG faz uma pormenorizada relação sequencial de serviços emergenciais para a recuperação do pilar recalcado na obra em pauta, que visa a liberação para o tráfego de veículos, mais o cronograma de trabalho. (Documento anexo  1 e 2).
Em anexo a essas informações a Câmara Municipal de Almenara divulga outros documentos pertinentes ao acontecimento fatídico de 10 de janeiro de 2015, quando duas carretas bi-trem carregadas de grandes blocos de rocha causou um abalo na estrutura da ponte e recalque vertical de cerca de 10 cm na região da junta de dilatação. 
Documentos:   2   3   4   5       8   9