Inaugurado há poucos dias, o bairro foi visto por muitos como uma oportunidade de possuir sua casa própria. No entanto, o Residencial Monte das Oliveiras, em Almenara, no Vale do Jequitinhonha, vem se tornando fonte de preocupação e transtornos, tanto para seus moradores quanto para os dos bairros vizinhos. Desde sua inauguração, o número de ocorrências policiais só vêm aumentando, sem dar esperança de que a situação possa melhorar algum dia. Roubos, tráfico de drogas, brigas se tornaram cada vez mais constantes.
As últimas ocorrências registradas neste novo bairro deixaram os moradores de Almenara estupefatos. Primeiro, bicicletas e motos roubadas em outros bairros foram levadas para o Monte das Oliveiras. Depois, um ponto de drogas  foi descoberto e seus autores presos.
Nas duas últimas semanas, três situações extremamente chocantes chamaram a atenção nas redes sociais e nos jornais online, entre eles o Diário do Jequi. Primeiro, uma moça, menor de idade, que estava trancafiada e jurada de morte, conseguiu escapar dos seus algozes, também menores, quando eles a levavam para ser executada. Alguns dias depois, um usuário de drogas se revoltou por sua mãe não ter lhe dado o cartão do Bolsa Família para que ele comprasse drogas e incendiou a própria casa, destruindo o sonho da casa própria tão desejado por sua família. A última ocorrência foi uma tentativa de estupro sofrida por uma adolescente na rodovia, próxima ao bairro, enquanto fazia sua caminhada de fim de tarde.
Como se não bastasse esta sensação de insegurança, os moradores do Monte das Oliveiras têm que ir aos Correios todos os meses para buscarem suas contas de luz, pois o bairro ainda é cadastrado como zona rural.
Os moradores estão chocados e se sentindo cada vez mais perdidos, pois, até mesmo durante o dia, a insegurança e muito grande. Eles clamam por segurança e pela instalação de um posto policial no bairro.