Foi implantado nesta quinta-feira (19) em Governador Valadares, no Leste de Minas Gerais, o 5º Comando Operacional de Bombeiros Militar. A solenidade aconteceu no auditório da 8ª Região Integrada de Polícia Militar (Risp) e contou com autoridades militares e da sociedade civil.
O comando geral está a cargo do coronel Marinaldo Ferreira Lima e conta com 209 municípios das regiões do Leste e Nordeste mineiro e parte da Zona da Mata e Centro de Minas. O comandante destacou que a vinda do 5º Comando Operacional de Bombeiros Militar para Valadares e a instalação da fração em Caratinga vai diminuir distâncias e consequentemente salvar mais vidas.
“Já houve casos dos Bombeiros daqui prestar atendimento a um incêndio em Padre Paraíso, no Vale do Jequitinhonha e chegando lá ainda havia o que ser feito. Infelizmente, em casos de acidentes a distância e o tempo que se leva até chegar a determinados locais tem ceifado vidas. O nosso papel é fazer um trabalho preventivo e assim diminuir o número de acidentes e mortes ”, afirma o coronel Marinaldo Lima.
O comandante geral do corpo de bombeiros de Minas Gerais, coronel Luiz Henrique Gualberto Moreira também esteve presente na inauguração e classificou como fundamental a instalação do comando em Valadares.
“A criação do 5º Comando é fundamental para o fortalecimento da região Leste. A partir desta instalação será possível a criação de outras frações do Corpo de Bombeiros que vai potencializar o atendimento e reduzir o tempo reposta na região”, disse o comandante geral do corpo de bombeiros de Minas Gerais, coronel Luiz Hnrique Gualberto Moreira.
O prefeito de Caratinga, no Vale do Rio Doce, Marco Antônio Ferraz, esteve na solenidade e contou como será a participação da prefeitura na implantação da fração do Corpo de Bombeiros na cidade.
“A prefeitura entra com a adaptação do imóvel onde será instalada a fração. Isto corresponde a um investimento de R$ 120 mil. Além disso, durante um ano faremos o repasse mensal de R$ 22 mil. Após esse primeiro ano vamos avaliar a estrutura e se houver necessidade faremos outros investimentos. Já há um terreno e uma planta, mas isso é um projeto de médio longo prazo”, afirma o prefeito.
Mesa foi composta por diversas autoridades, entre elas, a prefeita de Valadares, Elisa Costa.