quarta-feira, 14 de janeiro de 2015

Sem Chapolim, quem poderá nos salvar?


Eduardo Costa
Eduardo Costa
ecosta@hojeemdia.com.br
 

14/01/2015

A morte de Roberto Gómez Bolãnos deixou bilhões de órfãos mundos a fora, e sou um deles. Sem apelar para nudez e palavrão, fazia a gente rir pra valer e, o mais impressionante, repetindo as mesmas palavras, os mesmos trejeitos, o mesmo enredo. De tudo, o que mais adorava era a pergunta “E agora, quem poderá nos salvar?”, seguindo-se o surgimento de Chapolim Colorado gritando “Eu!”.
Reflitam comigo, meus prezados! Embora seja essa a única função de relevância que tenha como vice-prefeito e secretário de Meio Ambiente, Délio Malheiros não consegue resolver a questão das capivaras: nem tira os animais de lá nem fecha todo o entorno da lagoa para evitar mortes.
Há um ano, a Defesa Civil de Belo Horizonte, uma das poucas coisas que funciona nesse Estado, pede, desesperadamente, à Polícia Militar para retirar 45 famílias que podem morrer a qualquer momento na rua Serenido, e a PM, uma das poucas instituições que funcionavam nesse Estado, não cria coragem para cumprir o dever.
Há mais de uma década, taxista de Confins não pode pegar passageiro em Belo Horizonte, o da capital só pode levar passageiro ao nosso aeroporto internacional e não aparece um homem capaz de resolver essa parada, acabar com essa bobagem de limites de municípios em tempos de conurbação e evitar o vexame de a gente ver os visitantes sendo expulsos dos carros, no meio da rodovia, sem entender por quê.
O Atlético tem a torcida mais sensacional do mundo que não pode encher o Mineirão por um capricho de cartola; o América tem nove presidentes e nenhum deles evitou que o time escalasse jogador sem condições. O Pimentel não deixou votar o aumento de 4% para os que ralam na saúde e na educação, mas quer aumento para os secretários. A Dilma deu aumento de 6,23% para os aposentados que ganham 800 reais e 14,6% para os ministros do Supremo que ganham 30 mil por mês.
O helicóptero que os tucanos compraram para salvar vidas na Copa está até hoje no hangar, sem gente para tripular e outro que a Polícia Rodoviária Federal apresentou nunca mais foi visto. Ah, quem são mesmo os três senadores por Minas?
Que saudades do Chapolim! 

Nenhum comentário: