Samuel Costa/Hoje em Dia /16-01-2015
Guarda municipal ferida por PM pede porte de arma para os agentes
Após desentendimento na quinta, guardas municipais de Belo Horizonte se manifestaram pela cidade

A Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) entregou, nesta terça-feira (20), um ofício ao presidente do Sindibel, Israel Arimar, em resposta às reivindicações da Guarda Municipal. Em nota enviada à imprensa, a PBH sinalizou que vai acatar o pedido de armamento para os guardas municipais, além de instituir um comandante de carreira para ficar à frente da corporação em vez de ter um da Polícia Militar (PM) – como é feito atualmente. 
 
As reivindicações da classe ganharam fôlego depois que uma guarda municipal foi atingida no rosto por uma bala de borracha durante um desentendimento com um cabo da PM, no Centro da capital, na quinta-feira (15). 
 
Em relação ao pedido de andar armada, a prefeitura disse que está negociando um convênio com a Polícia Militar de Minas Gerais para realizar um curso de treinamento para porte de arma para a Guarda Municipal. 
 
Em ação paralela, a PBH salientou que irá iniciar contato com outras instituições militares com o objetivo de verificar interesse e viabilidade da realização do treinamento. Segundo a prefeitura, a opção que poderá ser concretizada caso alguma instituição se apresente como a mais viável.
 
No ofício, a prefeitura se comprometeu a constituir um grupo de trabalho composto por membros das Secretarias de Planejamento, Orçamento e Informação, por meio da Secretaria Adjunta de Recursos Humanos, de Segurança Urbana e Patrimonial e com a participação de guardas indicados pela categoria, por intermédio do Sindibel.
 
O grupo deverá concluir seus trabalhos até o final do primeiro semestre deste ano, prazo limite também para que o cargo de comandante passe a ser ocupado por guarda municipal de carreira.
 
A proposta é que o grupo, que atuará no âmbito da Mesa de Negociação Permanente, tenha como atribuição avaliar e propor alterações a serem implementadas na legislação municipal, sobretudo na definição de critérios visando à ocupação de cargos em comissão e de comando exclusivamente por guardas municipais. 
 
Caberá ao grupo identificar experiências de sucesso em outras cidades que possam servir de inspiração para o aprimoramento das ações de capacitação da Guarda Municipal de Belo Horizonte.
 
(*Com informações da PBH)