Carlos Rhienck/Hoje em Dia
Sistema Serra Azul, que atualmente está com apenas 5,73% de seu volume, já operando em volume morto
Sistema Serra Azul, que atualmente está com apenas 5,73% de seu volume, já operando em volume morto

O governador Fernando Pimentel anunciou, nesta sexta-feira (23), medidas para enfrentar a escassez de recursos hídricos em Minas Gerais. Durante coletiva de imprensa, ele disse que planejamentos a curto, médio e longo prazo estão em andamento, mas que falta verba em caixa para colocá-los em prática. A saída seria pedir dinheiro ao governo federal.

Diante do cenário, Pimentel disse que, a curto prazo, pretende aumentar a capacidade de operação do sistema Paraopeba. A médio prazo, uma força-tarefa deverá ser criada para a construção de pequenas barragens para contenção de chuvas em toda Minas Gerais. A longo prazo, a ideia é criar outro sistema de abastecimento para a Região Metropolitana de Belo Horizonte.
 
Segundo a Coordenadoria Estadual de Defesa Civil, atualmente, 109 municípios decretaram situação de emergência devido à estiagem.  Dos 224 municípios que usam o serviço autônomo, 50 já estão em racionamento, 13 em sistema de rodízio de água e 36 em alerta devido à seca. Segundo a Copasa, 63 cidades apresentam quadro iminente de colapso de abastacimento e outras 23 já apresentam problemas. Além disso, Campanário e Urucrânia já estão em situação de colapso.
 
Nessa quinta-feira (22), a Copasa, responsável por operar mais de 625 cidades, assumiu pela primeira vez que poderá decretar racionamento em todo o Estado.
 
De acordo com a Copasa, o Sistema Paraopeba, que abastece a Grande BH, é composto pelos reservatórios Serra Azul, Rio Manso e Vargem das Flores, está operando atualmente com 30,25% de sua capacidade. Dos três reservatórios, o que apresenta a pior condição é o Sistema Serra Azul, que atualmente está com apenas 5,73% de seu volume, praticamente já operando em seu volume morto. Já o sistema Vargem das Flores apresenta capacidade atual de 28,31% e o sistema Rio Manso, 45,06%. O rio das Velhas, responsável por fornecer água a 40% da Grande BH, também já deu sinais de escassez.
 
 
*Com as repórteres Thais Oliveira e Raquel Ramos