terça-feira, 20 de janeiro de 2015

Perspectivas Econômicas


Editorial
Jornal Hoje em Dia
portal@hojeemdia.com.br

20/01/2015

Começa nesta quarta-feira (21), na cidade de Davos, nos Alpes suíços, o Fórum Econômico Mundial, em sua 45ª edição. As principais autoridades econômicas e expressivos dirigentes políticos de todo o mundo estarão presentes para discutir a atual crise da economia do planeta. Davos, que tem cerca de 11 mil habitantes, receberá 2.500 visitantes e mais 3.500 soldados e policiais para a proteção deles. Entre as discussões estará, por incrível que pareça, o aumento da concentração da riqueza do mundo em poucas mãos.

O ministro da Fazenda do Brasil estará presente e terá que explicar quais os caminhos a serem seguidos pela economia brasileira, estagnada e com uma elevada inflação. Outra discussão que nos diz respeito é o fim do “superciclo” das commodities, ou seja, a queda acentuada dos preços das matérias-primas, como o petróleo, que hoje custa um terço do que custava há quatro anos, e do minério, por exemplo. Esse debate em um contexto de discussões sobre as perspectivas para a América Latina.

Além da crise, que afeta algumas economias mais, em outras menos, também será apresentado um estudo da Oxfam, organização não governamental que trabalha mundialmente contra a pobreza, no qual é revelado que o patrimônio acumulado do 1% de pessoas que formam o grupo dos mais ricos do mundo será superior a 50% em 2016 em comparação com os 99% dos demais habitantes do planeta. Outro dado impressionante: 80% da população mundial divide apenas 5,5% da riqueza.

Esse é o quadro em que se depara o segundo mandato da nossa presidente. O Hoje em Dia ouviu especialistas sobre que medidas devem ser tomadas em um ano de maus presságios. Enquanto a economia derrapa, os juros estão nas alturas para conter a inflação, que também não cessa de aumentar. Os aumentos de tarifas públicas, como energia, batem à porta. Nesta segunda-feira , o governo anunciou novas altas de impostos. A recomendação dos experts é uma só: economizar.

A prudência também é uma boa medida. Evitar o endividamento e, se possível, poupar. O Brasil tem uma economia pujante, mas sofre com o panorama internacional em um mundo globalizado. Então, vale a pena se resguardar, como pagar os impostos desse início de ano, se possível à vista, pelo desconto. O material escolar exige muita pesquisa. Fazer uma lista criteriosa, sem supérfluos, para o supermercado também vale. Cautela e caldo de galinha não fazem mal a ninguém.
 

Nenhum comentário: