domingo, 4 de janeiro de 2015

Papa pediu à Bolívia dados sobre demanda marítima junto ao Chile

UM DIPLOMATA

Após ter sido um dos pivôs para a reaproximação entre Estados Unidos e Cuba, papa Francisco quer ajudar os bolivianos a ter saída para o mar


Papa Francisco
Francisco visita a Bolívia este ano
PUBLICADO EM 04/01/15 - 17h17
O presidente Evo Morales revelou neste domingo que o Papa Francisco pediu à Bolívia informações sobre sua centenária demanda marítima junto ao Chile, às vésperas da visita, este ano, do líder da Igreja Católica ao país.

Morales foi consultado, em entrevista à rede de meios governamentais, se o Papa Francisco poderia mediar a disputa entre os dois países, após as bem-sucedidas gestões do Vaticano visando à normalização das relações entre Estados Unidos e Cuba.
"Não estou certo sobre o Papa, embora ele tenha me pedido documentação. Passei a ele o livro que fizemos", disse Morales, referindo-se ao chamado "Livro Azul", que contém as justificativas históricas e políticas da Bolívia em seu pedido ao Chile de uma saída soberana para o mar.
O texto também contém os antecedentes da queixa apresentada em 2013 pela Bolívia contra o Chile na Corte Internacional de Justiça (CIJ), à qual recorreu para exigir de Santiago que negocie uma saída para o mar para a nação sul-americana mediterrânea.
Morales confirmou no mês passado que o Papa visitará a Bolívia em 2015, mas não divulgou a data. Ele expressou seu desejo de que a presença papal sirva para ajudar a Bolívia a promover sua agenda internacional.
La Paz reivindica junto a Santiago parte de seu litoral, que perdeu em uma guerra no fim do século XIX, quando foi obrigada a ceder 400 km de costa e 120 mil km² de território.
O Chile diz que não tem assuntos pendentes com a Bolívia, e que um acordo de paz assinado em 1904 definiu os limites fronteiriços.
Bolívia e Chile mantêm relações apenas consulares desde 1978.

Nenhum comentário: