segunda-feira, 19 de janeiro de 2015

O traficante brasileiro e as lições da Indonésia para Dilma

Independentemente de ser a favor ou contra a pena de morte, Dilma deveria saber que cabe ao presidente do país cumprir a lei e não abrir exceções para beneficiar quem quer que seja

JOSÉ FUCS
19/01/2015 10h01 - Atualizado em 19/01/2015 12h55



Marco Archer Cardoso Moreira, brasileiro condenado à morte na Indonésia (Foto: Reprodução TV Globo)
Pergunta para entender melhor o caso do traficante brasileiro Marco Archer, fuzilado na Indonésia neste domingo:
Quando ele decidiu entrar com 13 quilos de cocaína no país, já não sabia que, se fosse preso, poderia ser condenado à morte, conforme as leis locais, como acontece também em Ciingapura?
O que a Dra. Dilma e os brasileiros solidários a ela queriam com seu pedido de clemência?
Que as autoridades ou a Justiça da Indonésia abrissem uma exceção nas leis do país, como fez Lula, ao negar a extradição de Cesare Battisti, o ex-terrorista condenado na Itália, contrariando a recomendação da Justiça brasileira?
 
 
 
 
 
 
A Indonésia pode ser um país subdesenvolvido, mas mostrou que não é republiqueta de banana!
Eu até entendo que quem seja contra a pena de morte faça parte de uma mobilização internacional contra a pena de morte na Indonésia. Mas daí a pedir que o país abra exceções em suas leis para traficantes brasileiros vai uma longa distância.
O que dizer então da decisão da "presidenta" Dilma Rousseff de chamar o embaixador brasileiro de volta ao país, como fez também a Holanda, que também reagiu ao fuzillamento de um holandês pela mesma razão, no mesmo dia? E a declaração do novo titular do ministro das Relações Exteriores, de que a execução cria sombra nas relações entre o Brasil e a Indonésia? Não faz o menor sentido!
Dilma, acostumada a mandar e demandar em Brasília, como um czarina que não tolera ser contrariada em qualquer situação, deveria aprender com o seu colega da Indonésia, Joko Widodo, mais conhecido como Jokowi, quais são os limites do exercício do poder e o que significa o respeito às leis de um país.
Siga o blog pelo Twitter em @josefucs
Leia outros posts do blog em http://epoca.globo.com/colunas-e-blogs/blog-do-fucs

Nenhum comentário: