sexta-feira, 23 de janeiro de 2015

Ministros avaliam como 'desesperadora' situação de abastecimento de água

por Gerson Camarotti - G1

Apesar da cautela da ministra Izabella Teixeira em entrevista coletiva, ministros reunidos hoje à tarde no Palácio do Planalto chegaram, de forma reservada, a classificar de “desesperadora” a situação dos mananciais de abastecimento de água nos estados do Sudeste. Nas palavras de um dos integrantes da reunião, “o atual momento é muito crítico” em Minas Gerais, Rio de Janeiro e “especialmente em São Paulo”.

 
O governo federal já pressiona por um plano de contingência da Sabesp. Segundo avaliação feita nesse encontro, mantida a atual vazão da Cantareira, o reservatório que abastece parte da Grande São Paulo corre o risco de ficar sem água entre junho e setembro deste ano.
 
De forma periférica, foi analisada a situação energética. Apesar da preocupação, as chuvas no Sudeste trouxeram um alívio momentâneo. Isso porque o clima mais ameno deve reduzir o uso de eletrodomésticos, como ar condicionado, diminuindo a demanda no horário de pico.
 
Comandada pelo chefe da Casa Civil, Aloizio Mercadante, a reunião teve a participação dos ministros Izabella Teixeira (Meio Ambiente), Patrus Ananias (Desenvolvimento Agrário), Eduardo Braga (Minas e Energia), Gilberto Occhi (Integração Nacional), Nelson Barbosa (Planejamento) e técnicos de órgãos climáticos ligados ao Ministério de Ciência e Tecnologia.

Nenhum comentário: